Scott Audette/Reuters
A sonda Phoenix foi lançada com sucesso neste sábado (04/08/2007) na Flórida, EUA.
A agência espacial americana pretende pousar a sonda em um terreno relativamente plano em uma latitude marciana equivalente ao norte do Alasca na Terra. Nessa planície no norte do planeta, acredita-se haver água congelada apenas algumas dezenas de centímetros abaixo da superfície, ao alcance do braço robótico de 2,4 metros da sonda. A missão pretende investigar não somente a história desse gelo, mas também se a região poderia suportar vida de organismos microscópicos.
A missão tem duração prevista de três meses, mas a Nasa pretende prolongá-la se a sonda continuar em bom estado, em agosto de 2008.
A Phoenix parte com o objetivo de ser a primeira missão de análise da água em Marte e com a esperança de ser a primeira a encontrar água em forma líquida. Os seis instrumentos científicos que a sonda tem a bordo permitirão "estudar a composição do solo e do gelo marcianos com um nível de detalhes sem precedentes", enfatiza Ignaci Casanova, geólogo planetário da Universitat Politècnica de Catalunya (UPC).
Fontes:
Nenhum comentário:
Postar um comentário