• E-mail para contato:(casf.fortaleza@gmail.com)

quarta-feira, 25 de julho de 2018

Evento realizado em Maranguape tem ótima participação popular







A noite do último dia 20, na Praça Capistrano de Abreu, no centro de Maranguape, foi uma verdadeira festa. Um garoto de uns 10 anos chegou perguntando detalhes técnicos sobre o telescópio, como de quanto era a sua abertura (tamanho do espelho principal, no caso 250 mm). Uma mulher percebeu que a imagem do telescópio refletor (que usa espelhos) é a inversa da imagem do telescópio refrator (que usa lentes). Uma criança ficou de olhos arregalados ao saber que naquela “bolinha” de Júpiter caberiam 11 planetinhas Terra em fila. E por aí vai…






A sensação ao sair da praça de Maranguape foi de deslumbramento. O público presente e as reações dele foram  muito além do previsto em termos de empolgação e prazer em observar a Lua e os planetas. As pessoas ficaram tão encantadas que algumas não passaram mais de dois segundos com o olho na ocular, como se houvessem cruzado aquela fronteira rumo ao desconhecido, que atrai e repele ao mesmo tempo. Tantas reações espontâneas de alegria em ver nossos vizinhos do Sistema Solar que não é possível dividir todas aqui. 





Enfim, foi muito bom e queremos mais. Agradecemos a todos que foram à praça e tiveram paciência de esperar sua vez para observar, em especial as muitas crianças e jovens. Agradecimento especial também ao IFCE Maranguape, à BRAMON e a todos do CASF que compareceram e se dispuserem a ajudar: Bernon, Carol, Cartier, Filipe, Lauriston, Leandro, Nivardo, Tatiana e Yure. Valeu! 






Nossa sorte é que em menos de uma semana teremos outra oportunidade de repetir o trabalho. Esperamos contar com a participação de todos na próxima observação pública do CASF, no eclipse total da Lua nesta sexta-feira, dia 27! Desta vez em parceria com o Corpo de Bombeiros do Ceará.

Confira mais fotos:















2 comentários:

Unknown disse...

Parabéns. Sou de Teresina mas meu irmão Almir (BRAMON) esteve ai na praça com vcs. Aqui também estarei coloborando com GSS e a IFPi num evento público no eclipse.

Unknown disse...

Como faco pra participar desse club?