• E-mail para contato:(casf.fortaleza@gmail.com)

segunda-feira, 30 de julho de 2018

Um eclipse sem Lua, mas repleto de planetas

Centenas de pessoas compareceram ao Núcleo de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará nesta sexta-feira (27) em busca de um ponto de observação para o eclipse lunar total que seria visível de Fortaleza.


Apesar de o evento de a observação pública, uma parceria com o Colégio Militar do Corpo de Bombeiros, ter sido marcado para as 17 horas, desde as 15h30 já havia interessados no local. Os integrantes do CASF começaram a montar os equipamentos pouco após as 16 horas. As nuvens no céu causavam tensão na terra. Apesar do número crescente de pessoas que chegavam para o evento, a nebulosidade insistia em ameaçar a visibilidade do aguardado espetáculo.

Às 17h36, o nascimento da Lua, ocultado por prédios e nuvens, marcava o início da contagem regressiva: pouco mais de 30 minutos separavam os olhos do fortalezense do final da totalidade, a porção mais bela de um eclipse lunar. A passagem dos minutos não era auspiciosa. Um horizonte acinzentado insistia em se apresentar diante das centenas de olhos atentos.

Até que às 18h13 foi anunciado oficialmente o fim da totalidade, sem que tivesse sido possível sequer vislumbrar a Lua em momento algum.

Enquanto muitas pessoas se dirigiram para casa, a maioria permaneceu, no propósito de observar os planetas em algum dos binóculos e telescópios dos integrantes do CASF instalados no local. Aproveitando as clareiras cada vez mais frequentes que se abriam entre as nuvens, o enorme contingente de pessoas que optou por ficar pode contemplar em detalhes Vênus com aspecto crescente, Marte em máxima aproximação da Terra, Júpiter com as quatro luas galileanas e Saturno com os magníficos anéis.



Por volta das 20h foram encerradas as observações.


PS.: Se você chegou até aqui, não deixe de conferir esta postagem sobre um curioso incidente não mencionado no texto acima!

Nenhum comentário: