• E-mail para contato:(casf.fortaleza@gmail.com)

quinta-feira, 23 de agosto de 2007

MARTE, O PLANETA DOS IGNORANTES


E aí? Preparado para o máximo evento celeste de todos os milênios? Já adquiriu seu kit "Fim do Mundo Tabajara"? Já comprou o seu bronzeador para se proteger dos nocivos raios ultravioletas vindos de Marte? Já sondou algum profeta do Armagedon para fular fila nos planetários e observatórios? Você não fez nada disso!? Que bom! Fico aliviado. Mas você já deve ter recebido alguma mensagem informando que Marte ficará tão brilhante quanto a Lua Cheia ainda neste mês de agosto, não é? Provavelmente. Aí a curiosidade aflora e você vai perguntar: quando vai ser mesmo?
Eu te digo agora quando será isso: no DIA DE SÃO NUNCA! Mais uma vez a praga dos marcianos travestidos de terráqueos acéfalos fez milhares de vítimas. Nem as mentiras do primeiro de abril conseguiram pregar uma peça em tanta gente quanto esse boato sobre Marte. E isso acontece anualmente no Brasil... por que será? Vá às bancas de jornais e verifique a enxurrada de revistas de fofocas, banalidades e boçalidades sobre a vida alheia e aproveite o último número da revista com falência recém decretada "Astronomy Brasil". Tente contar quanta cultura inútil existe pendurada nas bancas esperando de braços abertos as vítimas dos marcianos travestidos. Assim você vai ter uma idéia por que todo ano nessa época, desde 2004, esse boato sobre Marte causa tamanha repercussão.
Nos anos anteriores, diante desses boatos, muitos astrônomos têm dedicado sua sagrada paciência para explicar às pessoas que essas notícias não procedem. Mas com o passar dos anos (pelo quarto ano consecutivo) acontece sempre a mesma coisa, e o pior: a repercussão fica cada vez maior. A culpa é de nós astrônomos? Somos obrigado a ter a mesma paciência?
Se as pessoas lessem mais, utilizassem mais seu tempo, mesmo curto, para desenvolver mais seu lado intelectual, esses boatos não causariam tamanho impacto. Enquanto os brasileiros cultuarem novelas, namoros de artistas, horóscopos, músicas de lixo e outros tumores de nossa cultura, Marte continuará sendo a atração maior do mês de agosto.
Marte estará a 88 milhões de KM da Terra em meados de dezembro deste ano e não ficará do tamanho da Lua, e tampouco provocará transformações na Terra ou anunciará o fim do mundo.
Se você se frustrou porque queria ver um marciano através de uma luneta deixo pra ti uma dica: procure em uma banca bem perto de você, os marcianos adoram folhear revistas de fofoca.

Saulo M. Filho


Um comentário:

yure disse...

É, REALMENTE A IGNORÂNCIA ESTÁ REINANDO NESSE NOSSO PAÍS.SE O PESSOAL VISSE NOVAMENTE O COMETA DE HALLEY PÓXIMO DA TERRA COMO ANTIGAMENTE AS POPULAÇÕES VIRAM,AINDA HOJE ESTARIAM ACREDITANDO EM FIM DO MUNDO.