• E-mail para contato:(casf.fortaleza@gmail.com)

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Astronomia e religião explicam porque o carnaval caiu quase em janeiro neste ano

Se o ano brasileiro só começa depois do carnaval, 2008 vai começar logo. Desde 1913 o carnaval não vinha tão cedo. A terça-feira gorda, feriado no Brasil, cairá no dia 5 de fevereiro. E, portanto, o sábado da folia, será o dia 2 de fevereiro, quase em janeiro. A astrônoma Rute Trevisan, da UEL, ensina que o carnaval é uma data móvel. A determinação do carnaval (uma festa de origem pagã) está ligada à mais importante festa cristã: a Páscoa. No Concílio Geral de Nicéia (no ano 325), a Igreja Católica determinou que a Páscoa cristã fosse celebrada no domingo seguinte à primeira Lua cheia após o equinócio da primavera no Hemisfério Norte. (Equinócio é o momento em que o movimento aparente do Sol coincide com o Equador, tornando a duração do dia igual à da noite). E como adotamos o calendário das civilizações do Hemisfério Norte, a data cai sempre no início do ano, explica Rute Trevisan.
Pelo critério adotado no Concílio Geral de Nicéia, a Quarta-Feira de Cinzas, data religiosa que se segue ao carnaval, acontece 46 dias antes da Páscoa.
A Páscoa, pelo mesmo critério, nunca vai cair antes de 22 de março ou depois de 25 de abril. Portanto, há anos em que o carnaval cai em março, mas jamais cairá em janeiro. Este ano, a Páscoa caiu quase no limite máximo: 23 de março. Isso “jogou” o carnaval deste ano para o início de fevereiro. “É um cálculo meio complicado para quem não é da área”, admite Rute Trivesan.

Nenhum comentário: