• E-mail para contato:(casf.fortaleza@gmail.com)

segunda-feira, 28 de abril de 2008

"Impacto é ficção"



(Correio da Manhã - Portugal) Desde a sua formação, há 4,5 mil milhões de anos, o Planeta Terra tem sido fustigado por asteróides. Ainda há muitos por descobrir. Os riscos de colisão, porém, são mínimos.

'Era preciso uma pontaria desgraçada para que um asteróide acertasse no Planeta Terra', afirma Rui Agostinho, director do Observatório Astronómico de Lisboa, assegurando que 'não existe qualquer risco de impacto'. Esta é a convicção de quem passa o tempo a olhar para o Espaço à procura de Objectos Próximos da Terra, como é o caso do programa NEO – Near Earth Objects –, da NASA, que já registou mais de 5400 objectos.

Um deles, o ‘2008 GD110’, foi o protagonista de mais uma tangente ao Planeta Terra, quarta-feira. 'Estes asteróides passam à volta da Terra há milhares de milhões de anos. São sobreviventes e nunca embateram no Planeta', refere Rui Agostinho, sublinhando que o 'conhecimento da Humanidade sobre estes objectos é que é muito recente'.

A última contagem, de acordo com o programa NEO, refere 5417 objectos próximos da Terra, dos quais 741 são asteróides com um diâmetro aproximado de 1 quilómetro. Do total, 939 são considerados potencialmente perigosos, ou seja, estão a uma distância da Terra inferior a 7,5 milhões de quilómetros.

'Só uma alteração muito significativa do campo gravitacional do Planeta Terra é que poderia fazer com que o asteróide colidisse', refere Rui Agostinho, explicando: 'À escala do Espaço, a Terra é miseravelmente pequena. Para este asteróide passar à distância mais próxima da Terra, precisaria de uma alteração na sua rota muito inferior a um grau e isso não acontece'. Assim, um cenário apocalíptico, como em ‘Armaggedon’, só mesmo em ficção.

UMA TANGENTE AO NOSSO PLANETA

Na quarta-feira, o asteróide ‘2008 GD110’ passou a apenas 0,0078 UA da Terra, ou seja, a 1181824 quilómetros, o equivalente à distância da Terra para a Lua. Tem uma órbita semelhante à do nosso planeta, demorando 377 dias a completar uma volta em torno do Sol.

TERRA BOMBARDEADA

Todos os dias, cerca de 25 toneladas de poeira cósmica, partículas inferiores a um grão de areia, atingem a Terra.

ASTERÓIDES E COMETAS

O núcleo de um cometa é composto por gelo, enquanto o de um asteróide é rochoso. Um meteorito é composto por matéria largada pelos cometas.

TAMANHOS DOS NEO

MAIS DE 10 METROS DE DIÂMETRO
- Ocorrem seis vezes em cada século e são potencialmente destruidores se caírem em zonas com muita população.
MAIS DE 50 METROS DE DIÂMETRO

- Uma vez em cada cem anos, podendo provocar um tsunami ou destruição

MAIS DE 1 QUILÓMETRO DE DIÂMETRO

- Uma vez em centenas de milhares de anos, terá consequências à escala global, provocando extinção em massa.

Nenhum comentário: