Agência FAPESP – Não será desta vez que o homem retornará à Lua, onde esteve pela última vez em 1972, mas muito mais nomes estarão presentes na próxima viagem do que apenas os dos três astronautas da Apolo 12. Milhares, na realidade.
A Nasa, agência espacial norte-americana, levará a bordo da Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO) um chip contendo nomes de qualquer interessado em participar da missão. O satélite deverá ser lançado no fim do ano.
Para participar da campanha “Mande seu nome para a Lua” é só acessar uma página na internet e digitar nome e sobrenome. Em seguida, o sistema emitirá um certificado com número de identificação, para imprimir ou salvar em arquivo pdf.
O chip com os nomes dos participantes permanecerá na espaçonave que orbitará o satélite terrestre por muitos anos. Podem ser incluídos nomes de familiares e amigos. A data-limite é 27 de junho.
“Qualquer um que enviar seu nome à Lua fará parte da próxima onda de exploradores lunares. A missão LRO representa o próximo passo nos planos da Nasa de levar o homem de volta à Lua por volta de 2020 e os nomes dos participantes chegará lá muito antes disso”, disse Cathy Peddie, gerente de projeto da missão no Centro de Vôo Espacial Goddard, da Nasa.
A agência espera que a sonda orbital LRO, que terá seis instrumentos específicos, forneça os mais completos dados já obtidos da Lua. Os principais objetivos da missão serão a seleção de locais mais seguros para pousos e a identificação de possíveis recursos naturais para serem usados em futuras bases.
A LRO, que está sendo construída no Centro Goddard, também deverá ajudar no estudo de como a radiação na superfície do satélite pode afetar humanos a médio ou longo prazo.
A campanha “Mande seu nome para a Lua” é uma colaboração entre a Nasa, a Sociedade Planetária, na Califórnia, e o Laboratório de Física Aplicada da Universidade Johns Hopkins, em Maryland.
Para participar: http://lro.jhuapl.edu/nametomoon
Mais informações sobre a missão LRO: http://lro.gsfc.nasa.gov
Nenhum comentário:
Postar um comentário