• E-mail para contato:(casf.fortaleza@gmail.com)

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Astronautas abrem laboratório japonês e consertam banheiro da ISS

(FP/JB) A tripulação da Estação Espacial Internacional (ISS) abriu na noite desta quarta-feira a comporta do laboratório japonês Kibo, inaugurando, assim, o maior módulo do complexo orbital, em um dia de intenso trabalho, no qual o banheiro da ISS foi reparado.

- Este é um grande momento para os japoneses - disse o astronauta Akihiko Hoshide, ao abrir a comporta do Kibo, diante do olhar dos demais tripulantes.

- O módulo Kibo está aberto - declarou, em seguida.

Atrás de Hoshide, entrou a americana Karen Nyberg, ambos com equipamento de respiração, para revisar a qualidade do ar. O restante da tripulação veio depois.

Os astronautas flutuaram e giraram no interior do Kibo, que significa "esperança" em japonês.
Kibo, a primeira instalação do país asiático no espaço, tem 11,2 metros de comprimento e pode abrigar até quatro astronautas. Comparativamente, o módulo Destiny da Nasa mede 8,5 metros e o europeu Columbus, 6,8 metros.

O laboratório permitirá a realização de experiências sobre medicina espacial, biologia e biotecnologia, produção de materiais e comunicações, tanto em ambiente pressurizado como exposto ao espaço.

Kibo será controlado de forma conjunta pela Agência Japonesa de Exploração Espacial, baseada em Tsukuba, e pela Nasa, de Houston (Texas).

Hoshide, Nyberg e outros cinco americanos chegaram à ISS na segunda-feira, a bordo do Discovery. O laboratório Kibo foi acoplado à estação espacial na terça.

Hoje, o cosmonauta russo Oleg Kononenko conseguiu, enfim, consertar o banheiro da ISS, que foi liberado para uso. No módulo russo Zvezda, Kononenko passou mais de duas horas trabalhando no banheiro avariado, onde substituiu algumas peças.

Após três tentativas frustradas de reparo, finalmente, o centro da missão em Moscou autorizou o uso do banheiro, para alívio da tripulação, informou a Nasa.

- Há uma hora foi declarada a vitória" no reparo - disse o apresentador da TV da agência espacial americana.

O conserto foi comemorado devido à dor de cabeça que deu aos astronautas, que tentavam reparar o banheiro desde que o ônibus espacial Discovery chegou à ISS, na segunda-feira passada.

- Após duas horas e meia de trabalho, três testes diferentes mostraram um funcionamento normal (...) e a tripulação está autorizada a utilizar o banheiro novamente", destacou o porta-voz.

Nenhum comentário: