(Efe/Folha) Os astronautas do ônibus espacial Discovery Mike Fossum e Ron Garan instalaram nesta quinta-feira duas câmeras de vídeo no laboratório japonês Kibo, que foi levado por eles para a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).
A jornada de trabalho começou após o meio-dia, quando a ISS e o Discovery se movimentavam acoplados a cerca de 27 mil km/h sobre Barcelona, na Espanha.
Esta é a segunda das três caminhadas espaciais que foram programadas para a atual missão da nave norte-americana --da qual participam sete astronautas.
Esta é a 111ª jornada de trabalhos fora da ISS, onde estão instalados outros três astronautas. Além disso, é a quinta caminhada do astronauta Fossum e a terceira de seu colega Garan.
Uma hora depois de terem saído do compartimento Quest, Fossum e Garan começaram a instalação de duas câmeras nas laterais do laboratório japonês.
"O módulo de trabalhos científico Kibo agora tem olhos", disse o comentarista da Nasa Rob Navias, quando a tarefa, que durou uma hora e 22 minutos, foi concluída.
A atividade seguinte na ordem do dia de Fossum e Garan era a remoção de uma série de coberturas térmicas que envolviam os dez metros de comprimento do braço robótico do Kibo.
O trabalho é delicado porque as coberturas não são muito flexíveis e, ao movimentá-las, é preciso ter cuidado com as articulações do braço do laboratório.
"É como lutar com uma nuvem", disse Fossum enquanto ele e Garan trabalhavam tirando, dobrando e guardando as seis coberturas sobre as juntas do Kibo e uma sétima localizada na extremidade do braço robótico.
Na terça-feira, em sua primeira caminhada espacial na atual missão, Fossum e Garan instalaram o laboratório Kibo na estrutura da ISS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário