• E-mail para contato:(casf.fortaleza@gmail.com)

terça-feira, 3 de junho de 2008

'Plano B' funciona, e Phoenix poderá analisar amostras em Marte

Dispositivo volta a funcionar com alterações promovidas pelos engenheiros.Sonda deve começar a identificar composição do solo marciano nos próximos dias.

Imagem mostra braço robótico despejando amostra no instrumento Tega, da sonda Phoenix (Foto: Nasa)

(G1) Depois de um apuro, os engenheiros da Nasa conseguiram resolver o problema com o principal instrumento da sonda Phoenix, que agora está pronto para analisar amostras do solo marciano.
O defeito era um curto-circuito num filamento que fazia parte do instrumento. Mas os engenheiros da Nasa conseguiram desviar do problema com um segundo filamento também presente no Tega (sigla para Analisador Térmico de Gás Evoluído).
"O problema do Tega está resolvido", afirma Ramon de Paula, engenheiro brasileiro no Quartel-General da Nasa responsável pela missão. Ele conta que a equipe espera confirmação definitiva do sucesso no reparo na noite desta terça-feira (3).
Segundo a agência espacial americana, não houve perda de rendimento com o instrumento, que funciona aquecendo amostras e analisando o gás que delas emana. Imagens recém-recebidas da sonda mostram que ela abriu com sucesso o compartimento que abriga o Tega, de forma que agora o braço robótico poderá depositar ali as primeiras amostras a serem analisadas.
Análises preliminares (visuais) do solo coletado mostram que deve haver resultados mineralógicos interessantes a ser extraídos do solo. Os cientistas observaram pontos esbranquiçados em meio à amostra, que podem ser sais ou mesmo gelo. O Tega, em funcionamento, dirá do que se trata.
Se tudo correr bem, os primeiros resultados do Tega devem sair nos próximos dias. E a missão Phoenix, que custou quase meio bilhão de dólares, continua no caminho do sucesso.

Nenhum comentário: