• E-mail para contato:(casf.fortaleza@gmail.com)

sexta-feira, 6 de junho de 2008

Sonda Phoenix começa a analisar solo de Marte

Pá localizada na Phoenix carrega as primeiras amostras que serão analisadas por equipamento da sonda

(Folha) A sonda Phoenix deve começar a analisar nesta sexta-feira (6) as primeiras amostras de solo recolhidas em Marte. O material, que está em uma espécie de pá localizada no braço robótico da sonda, será colocado em um instrumento chamado Tega, responsável por analisar componentes do solo de Marte.


Segundo o engenheiro brasileiro Ramon de Paula, chefe dessa missão na Nasa (agência espacial norte-americana), os cientistas podem conseguir as primeiras análises sobre o solo do planeta já neste sábado (7) ou no domingo (8). "Tudo vai depender de quanto tempo vai demorar para analisar as informações recebidas de Marte", afirma De Paula, por e-mail.


A função do Tega (sigla em inglês para Analisador de Gás Térmico e Expandido) é esquentar amostras coletadas pelo braço robótico, transformando os materiais em gases. Com isso, é possível identificar os compostos químicos e analisar sua composição. Primeiro os técnicos vão analisar mostras da superfície do planeta e depois o subsolo, para fazer comparações.


A Phoenix pousou no último dia 25 em Marte, com a missão investigar as características da água e outros materiais existentes no pólo norte do planeta --procurando por condições propícias para a vida no planeta, como compostos orgânicos, ou respostas para questões climáticas, como o aquecimento global.


Apesar de estar a cerca de 275 milhões de km de distância, a Phoenix age de acordo com comandos enviados por profissionais em terra. Os técnicos recebem informações enviadas pela sonda e, com base nessas análises, enviam os comandos para a sonda.


Se tudo ocorrer conforme o planejado, a sonda vai ficar em operação por 90 dias. "Depois, vai virar mais um ferro velho que os terráqueos colocaram em Marte", brinca o brasileiro. Enquanto estiver em operação, por meio de um braço robótico, a sonda deve recolher amostras que serão analisadas por instrumentos localizados na própria sonda em Marte. Entre eles estão câmeras e microscópios, além de outros equipamentos de análise, como o Tega.

Nenhum comentário: