• E-mail para contato:(casf.fortaleza@gmail.com)

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Sonda Phoenix tem problema de memória e perde dados

(Folha) A sonda Phoenix está enfrentando problemas de memória em seus computadores nesta semana, fazendo com que alguns dados científicos fossem perdidos. Mas a Nasa (agência espacial norte-americana) informa que a sonda funciona bem e que essas informações podem ser recuperadas.

De acordo com a agência, a Phoenix gera normalmente um pequeno volume de dados sobre seus próprios sistemas, para "manter a casa em ordem" --essas informações são de alta prioridade e ficam armazenadas na memória flash da sonda. Mas, na terça-feira (17), o volume de dados foi muito grande, fazendo com que dados científicos gerados nesta quarta-feira (18) não pudessem ser guardados.
"Nenhuma dessas informações científicas era de alta prioridade. Praticamente tudo pode ser obtido novamente, com a exceção de imagens tiradas da superfície [de Marte] cavada pelo braço robótico Phoenix", afirma a Nasa, em nota.

Para não forçar a memória da sonda, o equipamento foi programado para conter pesquisas científicas na quarta-feira e a diminuir a prioridade dos dados utilizados para manutenção da Phoenix.

A Phoenix está em Marte desde o dia 25 de maio com a missão de investigar as características da água e outros materiais existentes no pólo norte do planeta --procurando por condições propícias para a vida no planeta, como compostos orgânicos, ou respostas para questões como a mudança climática.

Na semana passada, a sonda começou a verificar as amostras recolhidas do solo do planeta, ligando um dos "fornos" do Tega (sigla em inglês para Analisador de Gás Térmico e Expandido), instrumento responsável por fazer essas análises.

A função do Tega é esquentar amostras coletadas pelo braço robótico, transformando os materiais em gases. Com isso, é possível identificar os compostos químicos e analisar sua composição.

Nenhum comentário: