(Apolo 11) Da mesma forma que nossa Lua e Vênus, Mercúrio também tem suas fases. Mas ao contrário da Lua, que está entrando em sua fase Nova, Mercúrio está pleno e vistoso, com aproximadamente 95% de sua face iluminada. O único problema é que você não poderá vê-lo. Não porque está invisível, mas porque é muito perigoso!
Mercúrio está em conjunção com o Sol, praticamente "colado" à estrela e qualquer tentativa de vê-lo poderá causar danos irreparáveis em seus olhos. Por isso nem tente olhar!
No entanto, existe uma maneira de ver Mercúrio e o Sol juntos, com total segurança. E o melhor de tudo é que você não vai precisar de nenhum instrumento caro e sofisticado. Basta um simples clique do mouse.
A mágica utiliza as câmeras a bordo do satélite europeu Soho, que monitoram o Sol 24 horas por dia e que estão disponíveis diariamente pelo Apolo11. Através da animação dessas imagens é possível ver, com total segurança, o planeta Mercúrio se deslocando por trás do disco solar, proporcionando um belo espetáculo científico. A figura abaixo ajuda a entender a posição orbital do momento.
Atualmente Mercúrio se encontra a 200 milhões de quilômetros da Terra, do outro lado Sol, enquanto o satélite Soho (Solar and Heliospheric Observatory - Observatório Solar e Heliosférico) se localiza a 1.5 milhões de quilômetros, entre a Terra e o Sol.
O Coronógrafo
Como o próprio nome diz, o satélite Soho tem a função de estudar o Sol e para isso faz uso de diversos instrumentos, entre eles o coronógrafo, utilizado para estudar a coroa solar. O instrumento consiste em um anteparo colocado à frente da lente principal, bloqueando completamente a intensa luz vinda da fotosfera, mas permitindo que a luz da coroa, mais fraca e separada espacialmente possa ser estudada.
Para ver a imagem animada do planeta Mercúrio cruzando o disco solar é só
clicar aqui . Ou seja, basta dar um clique no seu mouse!
Nenhum comentário:
Postar um comentário