terça-feira, 8 de julho de 2008
"Grandes Missões da NASA"
(André Mileski / Panorama Espacial) Ontem (7), foi exibido o segundo episódio da série "Grandes Missões da NASA", produzida pelo Discovery Channel em comemoração aos 50 anos de existência da National Aeronautics Space Administration (NASA), a agência espacial norte-americana. O primeiro, que infelizmente não assisti, foi transmitido no domingo passado (6).
Apesar da série não ter nada a ver com as atividades espaciais latino-americanas, achei válida esta postagem, já que é um assunto que deve interessar muitos dos leitores.
Tudo que haviam dito antes da estréia da série parece ser verdade, isto é, fizeram intenso uso de imagens dos arquivos da NASA, inclusive várias geradas a bordo das próprias naves no espaço. Algumas são de fato impressionantes. No episódio de ontem, foram exibidos trechos de um vídeo da primeira atividade extra-veicular (EVA, sigla em inglês) norte-americana, realizada pelo astronauta Edward White a bordo da espaçonave Gemini 4, em junho de 1965. Foi uma missão bem-sucedida, mas realizada meio que às pressas, ignorando-se vários riscos e incertezas, numa espécie de resposta à União Soviética (a série tem como pano de fundo a Guerra Fria), que havia realizado algo equivalente algum tempo antes.
"O documentário tem muito valor histórico, fiquei fascinado com as imagens que documentam os primórdios das viagens espaciais. o público vai ver o trabalho envolvido no processo de preparação dos astronautas e conhecer um pouco mais do lado humano da NASA, além da aplicação prática dos estudos realizados durante as missões", diz sobre a série o astronauta brasileiro Marcos César Pontes, que, inclusive, participa da versão brasileira, narrando a história das missões.
Fica aí a sugestão, a título de "cultura espacial". Os próximos quatro episódios serão transmitidos às segundas-feiras, das 21h00 às 22h00, de 14 de julho a 4 de agosto, no Discovery Channel.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário