• E-mail para contato:(casf.fortaleza@gmail.com)

quarta-feira, 16 de julho de 2008

Nasa incentiva doação de urina para testes espaciais

(Terra / JB) A agência especial americana, a Nasa, está incentivando funcionários do Centro Especial Johnson, em Houston, no Estado do Texas, a doarem amostras de urina para os testes que serão realizados com o banheiro da nova cápsula especial Orion, informa a agência AP. A espaçonave, ainda em fase de construção, levará os astronautas à nova missão na Lua, prevista para 2020.

Segundo John Lewis, um dos engenheiros responsáveis pelo projeto, são necessários 30 litros de urina por dia - cerca de 8 galões -, inclusive nos finais de semana, para testar um novo sistema de tratamento de resíduos que será utilizado durante os seis meses em que os astronautas estiverem em solo lunar.

- A urina é um problema porque é muito sólida e pode entupir o sistema de ventilação". Para ele, manter o sistema de ventilação limpo é "realmente um desafio - Lewis explicou.

A impossibilidade de produzir urina falsa para os testes com os banheiros das naves espaciais é uma das razões para a Nasa manter a longa tradição de recolher amostras dos funcionários. A Hamilton Sundstrand, construtora contratada pela Nasa para o projeto, realizará o recolhimento entre os dias 21 e 31 de julho.

Nenhum comentário: