Deus da fertilidade da Ilha da Páscoa inspira o nome do astro que tinha sido apelidado de 'Coelhinho da Páscoa'
(Estadão) O terceiro plutóide e quarto planeta-anão do Sistema Solar recebeu o nome oficial de Makemake, um deus polinésio da fertilidade e criador da humanidade, informa a União Astronômica Internacional (IAU). O planeta-anão é um dos maiores corpos já descobertos nas regiões mais externas do sistema, sendo apenas um pouco maior que Plutão. Tem cor avermelhada, e os astrônomos acreditam que esteja coberto por uma camada de metano.
A categoria de "plutóide" foi definida recentemente pela IAU para abrigar corpos semelhantes a Plutão e localizados além da órbita de netuno. Ela inclui três planetas-anões - Plutão, Eris e Makemake. O quarto planeta-anão é Ceres, que fica no cinturão de asteróides, entre Marte e Júpiter,e por isso não é um plutóide.
Makemake foi descoberto em 2005 pela equipe de Michael Brown, o mesmo descobridor de Eris. Até a confirmação do nome oficial pela IAU, era conhecido como 2005 FY9 ou, extra-oficialmente, "Coelhinho da Páscoa". Makemake é um deus da mitologia da Ilha da Páscoa.
Segundo Brown, que sugeriu o nome, o fato de se tratar de um deus da fertilidade ajudou na escolha, porque o plutóide foi descoberto quando sua mulher estava grávida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário