• E-mail para contato:(casf.fortaleza@gmail.com)

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Brasil vê neste sábado o último eclipse de 2008


(O Globo) Neste sábado, o Brasil vê o último eclipse do ano. No céu, a lua será coberta pela sombra da Terra, num espetáculo que não durará mais de duas horas.

- O satélite entra na sombra do nosso planeta às 16h35m, antes mesmo de nascer. Quando apontar no horizonte, às 17h35m, a lua já estará parcialmente encoberta. O ápice do fenômeno acontece às 18h10m e dura pouco, só até às 19h45m - explicou ao GLOBO ONLINE o astrônomo Bruno Mendonça, do Planetário do Rio.
O fenômeno, no entanto, será apenas parcial. Ou seja, uma parte da lua continuará visível.
- Iluminada pelo Sol, a Terra projeta dois cones no espaço: um de sombra e um de penumbra.
Em seu movimento orbital ao redor da Terra, em certas ocasiões, a Lua penetra no cone de penumbra e temos o chamado eclipse penumbral, quase imperceptível. Em determinadas condições a Lua pode atravessar parcial ou totalmente o cone de sombra, ocorrendo aí, o eclipse lunar propriamente dito (veja abaixo como o fenômeno acontece) - disse Bruno.

No Brasil, o ápice do eclipse acontecerá enquanto a lua estiver a um ângulo de 5º a 10º do horizonte, no máximo, o que dificultará a observação do fenômeno, principalmente nos grandes centros urbanos.

- Na África, o ápice do eclipse acontecerá quando o satélite estiver no alto do céu. Na Ásia e na Oceania, o "ponto alto" do fenômeno se dará no pôr-da-lua - explicou Bruno, lembrando que os melhores pontos de observação são as praias. - No Rio de Janeiro, a pedida é o Arpoador.
Segundo o astrônomo, o fenômeno pode ser apreciado a olho nu, sem que haja quaisquer prejuízos à visão. Quem perder este eclipse parcial, só terá outra oportunidade em 2009.

- Os eclipses acontecem em média de duas vezes por ano. Às vezes mais. Este é o último de 2008 - afirmou Bruno. - No ano que vem, haverá três eclipses penumbrais, em 9 de fevereiro, 7 de julho e 6 de agosto, e um parcial, que acontece no dia 31 de dezembro.

Um comentário:

Izaias DIas disse...

Realmente estes fenomenos são muito legais, sem querer observei aqui de casa e no ato fui buscar o telescopio para tirar algumas fotos de recordação .....

Abraços,

Izaias