• E-mail para contato:(casf.fortaleza@gmail.com)

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Cadetes da AFA inauguram Clube de Astronomia


(Força Aérea Brasileira) No dia 18 de agosto, na Academia da Força Aérea (AFA), o Corpo de Cadetes da Aeronáutica (CCAER) inaugurou o Clube de Astronomia, que veio somar aos dez já existentes.

O CCAER possui, como forma de entretenimento e complemento ao conhecimento dos futuros oficiais, diversos clubes com atividades dirigidas pelos próprios cadetes e supervisionadas por oficiais da AFA.
Cada clube recebe sua denominação de acordo com a atividade que desenvolve: Clube de Vôo à Vela, Clube de Aeromodelismo, Clube de Plastimodelismo, Clube de História Militar, Clube de Literatura, Clube de Informática, Clube de Tiro, Clube das Gerais, Centro de Tradições Gaúchas e Clube de Tradições Nordestinas. Todos possuem estatuto próprio e são de caráter recreativo, sendo suas adesões feitas de acordo com o interesse dos cadetes que os administram com recursos provenientes de uma pequena taxa paga por cada sócio.

O evento de inauguração do mais novo clube contou com a participação do astronauta brasileiro, o Tenente Coronel Marcos Pontes, cadetes, oficiais, professores da AFA e demais convidados. Inicialmente, foi proferida uma palestra pela Professora Rosângela, da Divisão de Ensino da AFA, durante a qual foi ressaltada a importância da Astronomia para a humanidade e das conseqüências positivas advindas das observações astronômicas para o cadete, como aprimoramento da cultura aeroespacial. Em seguida, o Tenente Coronel Pontes dirigiu algumas palavras aos cadetes, motivando-os a buscar novos conhecimentos por meio da Astronomia, como forma de aperfeiçoamento profissional.
Também comentou sobre alguns aspectos de sua trajetória como militar e como astronauta e incentivou os cadetes a perseverarem na conquista de seus objetivos. Ao final do evento, todos os presentes foram convidados a fazer as primeiras observações do Clube.
O Clube de Astronomia dos Cadetes conta com dois telescópios refletores Schimidt-Cassegrain, modelo LX200 com GPS, que possibilita o seguimento automático dos objetos celestes. Cada um possui um banco de dados com cerca de 125 mil objetos celestes catalogados, para realizar as observações. Agora, os Cadetes da Aeronáutica contam com mais uma opção de lazer e com um mecanismo para elevação do nível de seus conhecimentos aeroespaciais.

Nenhum comentário: