• E-mail para contato:(casf.fortaleza@gmail.com)

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Comunidades ´descobrem´ planetas

(Diário do Nordeste) Se os planetas e as estrelas não vêm até eles, os olhos brilhantes de várias crianças da zona rural desta cidade vão até esses pontinhos que brilham no céu. Em sua primeira visita a comunidades, o primeiro Núcleo de Astrociência do Ceará (Nace), no Interior, em Limoeiro, leva teoria e prática aos jovens da comunidade de Córrego de Areia, que puderam ouvir sobre astros, planetas e estrelas, com direito a observá-los por um telescópio eletrônico.
“Foi impressionante, um verdadeiro espetáculo, ver a curiosidade de ‘crianças’ de oito a 80 anos observando as crateras da lua”, empolga-se o professor Dermeval Carneiro, coordenador estadual do Nace, um projeto da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado (Secitece). Foram mais de 380 pessoas, entre alunos, pais e avós e professores da rede pública municipal de ensino.
O professor Dermeval Carneiro proferiu palestra sobre a origem do Universo, do sol, dos planetas, falou como surgiram e desapareceram os dinossauros da face da terra.
O ponto mais alto: enquanto o céu estava há mais de cinco horas sem nuvens, facilitando a observação, o professor mostrava Júpiter no telão e outros viam o planeta e seus quatro satélites — Calixto, Canímedes, Io e Europa — em cada um dos dois telescópios oferecidos pela Prefeitura ao núcleo de astrociência local.
A observação foi facilitada por uma feliz coincidência: o pátio onde acontecia a observação, em sentido leste oeste, estava no mesmo sentido do caminho desse planeta do sistema solar.
Na palestra, as mais recentes imagens em telão dos planetas Júpiter e Saturno e um vídeo mostrando como surgiram e desapareceram os dinossauros na face da Terra. Enquanto projetava-se Júpiter no telão, os participantes olhavam também para Júpiter no céu, ao vivo. Outra atração a parte foi um “pedaço do sol”, como o astrônomo palestrante batizou um pedaço de meteorito caído no município de Pereiro, também no Vale do Jaguaribe, durante a década de 60.
“Foi um verdadeiro espetáculo à parte”, todos os presentes queriam pegar no ‘pedaço do sol’. Uma senhora de 86 anos fez questão de pegar no meteorito. “Ei moço, eu também quero pegar nessa pedra”, relembra Dermeval.
Outras visitas
Sempre em noites de Lua na fase de Quarto Crescente, outras comunidades do município de Limoeiro do Norte receberão a visita do Núcleo de Astrociência, levando conhecimento da astronomia e dos planetas.
Mais informações:
Secretaria de Educação de Limoeiro do Norte(88) 3423.1519

Nenhum comentário: