• E-mail para contato:(casf.fortaleza@gmail.com)

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Especialista explica anéis em torno do Sol e outros fenômenos do tipo

Península nos Estados Unidos teve um estranho pôr do Sol.Espetáculo é causado pela interação da luz com a atmosfera

(New York Times / G1) Pergunta: O que causou o pôr do sol esquisito observado em Cape Cod mês passado? Um anel brilhante, bem definido e de tom vermelho-alaranjado, que rodeava o Sol.

Resposta: O que você viu é uma variação de um fenômeno ótico que pode aparecer quando a luz interage com o ar e as substâncias suspensas nele, disse Todd Miner, meteorologista da Pennsylvania State University. “Isso entra na categoria de ‘auréola’”, disse.

Fenômenos mais comuns incluem parélios (sóis ilusórios), dois pontos claros em ambos os lados do Sol, e pilares do sol, que emanam para cima ou mesmo para baixo a partir do disco do Sol. Todos eles são causados pela inclinação de raios de luz antes que eles cheguem aos olhos do observador.

Auréola em torno do Sol (Foto: Marília Juste/G1)



Como uma auréola ao redor da lua, uma estrutura circular ao redor do Sol normalmente é gerada por pequenos cristais de gelo na atmosfera. Dependendo do tamanho, da forma e da orientação das partículas, a luz pode ser refratada em todas as cores do arco-íris ou uma única cor, como o vermelho.

No pôr do Sol, o caminho da luz através das partículas atmosféricas e das próprias moléculas de ar é muito maior do que ao meio-dia, fazendo com que a luz seja filtrada para que os comprimentos de ondas azuis se espalhem, disse Miner. Isso produz o vermelho e o laranja que você observou. Além disso, é provável que as partículas de gelo fossem muito pequenas, causando as bordas bem definidas do sol e o anel vermelho ao redor dele, como você observou.

Nenhum comentário: