• E-mail para contato:(casf.fortaleza@gmail.com)

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Exposição mostra registros arqueoastronômicos do Brasil

(JB) 'Registros Arqueoastronômicos no Brasil' é a exposição que o Museu Paranaense Emílio Goeldi inaugura nesta sexta-feira, em Belém. A mostra apresenta contribuições da arqueoastronomia na análise de vestígios arqueológicos, com motivos astronômicos, encontrados no País. Quem visitar a exposição montada na Rocinha do MPEG conhecerá o céu a partir da perspectiva das sociedades antigas.

Área de cooperação científica entre a arqueologia e a astronomia, a arqueoastronomia busca estudar o conhecimento dos povos antigos sobre o movimento dos corpos celestes e sua influência na vida das populações a partir de vestígios com motivos astronômicos encontrados em escavações arqueológicas e na arte rupestre.

No Brasil, a arqueoastronomia se vale principalmente da arte rupestre – pinturas e gravuras pré-históricas deixadas em rochas, feitas com instrumentos (espátulas, pincéis, cinzéis) e tintas de origem orgânica ou mineral. São vários os sítios arqueológicos de arte rupestre que apresentam motivos possivelmente astronômicos, como Monte Alegre (PA), Xambioá (TO), Pedra do Ingá (PB), Central e Xique-Xique (BA), Vale do Cochá e Varzelândia (MG), entre outros.

- Imagens com motivos astronômicos são encontradas em várias regiões do País - explica a arqueóloga do MPEG, Maura Imazio, uma das curadoras da exposição.

Daí, o objetivo da mostra de apresentar a interpretação dos astrônomos para esses vestígios arqueológicos, que revelam parte do conhecimento astronômico das sociedades humanas que habitaram diferentes regiões do País há milhares de anos.

Dividida em módulos, com fotos e desenhos, a exposição inicia informando o visitante, sobre noções de Arqueologia e Astronomia para, em seguida, apresentar a contribuição da etnoastronomia – ciência que estuda o conhecimento astronômico das sociedades atuais – para a arqueoastronomia, bem como visões do céu em diferentes culturas.

O módulo seguinte exibe os registros arqueológicos, como pintura e gravura rupestres coletados por diversos pesquisadores brasileiros. Por fim, são apresentados os trabalhos de aqueoastronomia que foram realizados até então e as perspectivas futuras.

Nenhum comentário: