• E-mail para contato:(casf.fortaleza@gmail.com)

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais comemora 47 anos

(JB) Reconhecido no mundo todo por seus sistemas de monitoramento do meio ambiente, estudos climáticos e previsão do tempo, ciências espaciais e atmosféricas, engenharia de satélites e pela excelência de seus cursos de pós-graduação, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) está completando nesta segunda-feira 47 anos.

Nesta terça-feira, às 10h30, uma solenidade com a presença do ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, irá marcar os 47 anos do Instituto e os 20 anos de um de seus principais programas, o CBERS – Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres. O evento será no auditório Fernando de Mendonça (LIT/INPE), em São José dos Campos.

Na ocasião, serão homenageados os servidores que completam 10, 15, 20, 25, 30, 35 e 40 anos de atividades no Instituto, os aposentados durante o último ano, os servidores que tiveram destaque nas carreiras de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Gestão, bem como os pesquisadores do INPE que fazem parte do IPCC – Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas, que recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 2007.

As atividades do INPE tiveram início em 3 de agosto de 1961, com a criação do Grupo de Organização da Comissão Nacional de Atividades Espaciais (GOCNAE), que em 1963 passou a ser chamado CNAE (Comissão Nacional de Atividades Espaciais). Com a extinção da CNAE em 1971, foi criado o INPE, ainda como órgão vinculado ao CNPq.

O INPE é o principal órgão civil responsável pelo desenvolvimento das atividades espaciais no País. Ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), tem como missão contribuir para que a sociedade brasileira possa usufruir dos benefícios propiciados pelo contínuo desenvolvimento do setor espacial.

O INPE também se dedica à prestação de serviços, como a comercialização de imagens meteorológicas e de sensoriamento remoto, e à realização de testes, ensaios e calibrações. Além disso, o Instituto transfere tecnologia, fomentando a capacitação da indústria espacial brasileira e o desenvolvimento de um setor nacional de prestação de serviços especializados no campo espacial.

Nenhum comentário: