• E-mail para contato:(casf.fortaleza@gmail.com)

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Irã diz ter colocado 1o satélite em órbita com foguete próprio

(Reuters / JB) O Irã anunciou ter colocado um satélite em órbita com um foguete desenvolvido no país pela primeira vez neste domingo --um gesto que deve aumentar as preocupações do Ocidente em relação às ambições nucleares do país.

A tecnologia balística usada para lançar satélites ao espaço também pode ser utilizada para lançar armas, embora o Irã diga que não planeja fazê-lo.

- O lançador de satélite Safir (embaixador, em persa) foi lançado hoje, e pela primeira vez lançamos com sucesso um satélite de testes em órbita - declarou Reza Taghizadeh, chefe da Organização Aeroespacial Iraniana, à tevê estatal.

O Irã, envolvido em um embate com o ocidente por conta de suas supostas ambições nucleares, despertou preocupação internacional em fevereiro ao testar outro foguete feito no próprio país como parte de seu programa de satélites, o Explorer 1.

O Ocidente acusa o Irã de tentar obter armas nucleares sob o manto de seu programa civil. O Irã, quarto maior produtor de petróleo do mundo, insiste que necessita de tecnologia nuclear para a geração de eletricidade.

O presidente Mahmoud Ahmadinejad esteve presente ao centro espacial iraniano e fez a contagem regressiva, relatou a tevê estatal.

- O presidente cumprimentou a nação iraniana por essa grande realização - declarou.

A tevê iraniana mostrou o foguete em seu lançador no deserto, mas não exibiu o lançamento propriamente dito. Poucos detalhes estavam disponíveis sobre o foguete ou sua carga.

Washington tem acusado o Irã de tentar equipar seus mísseis com ogivas nucleares.

O Irã possui mísseis que podem alcançar até 2,500 km, o que significa que poderia atingir Israel ou bases militares americanas no Golfo Pérsico.

O Conselho de Segurança da ONU já impôs três levas de sanções ao Irã por desafiar exigências de suspensão de seu programa de enriquecimento de urânio.

Nenhum comentário: