• E-mail para contato:(casf.fortaleza@gmail.com)

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Nasa comprova presença de água em Marte

(O Globo) A agência espacial americana (Nasa) anunciou nesta quinta-feira que testes realizados pela sonda Mars Phoenix Lander confirmaram a existência de água em Marte. O anúncio se deu depois que uma amostra de gelo recolhida na quarta-feira pelo braço robótico da nave foi depositada em um instrumento que identifica vapores produzidos pelo aquecimento do material.

- Temos água - anunciou o cientista-chefe da missão Phoenix, William Boyton, em entrevista convocada especialmente para a ocasião. - Já tínhamos visto sinais deste gelo de água antes, em observações da sonda orbital Mars Odyssey e da própria Phoenix, no mês passado. Mas esta é a primeira vez que a água marciana foi tocada e experimentada.

A amostra de solo foi extraída de uma perfuração de aproximadamente cinco centímetros no solo. Neste ponto, o braço robótico deparou com uma camada dura de material congelado. O material foi exposto por dois dias e parte da água na amostra começou a evaporar, tornando o solo mais fácil de manipular.

Segundo o engenheiro brasileiro Ramon De Paula, que chefia a missão Phoenix, as análises do material coletado pelo braço robótico da sonda estão só começando.

- A amostra ainda vai passar por outros dois processamentos, amanhã e depois. O material será esquentado a 300ºC e depois a 1000ºC em um dos fornos da sonda. Só então, os resultados serão enviados para a Terra para a análise completa, o que pode demorar semanas ou meses - disse o engenheiro radicado nos EUA, lembrando que ainda não foram divulgados os resultados da análise da primeira amostra coletada pela Phoenix, nos primeiros dias da missão.

De acordo com ele, ainda é cedo para saber que outros elementos químicos compõem o material coletado.

- Ainda não dá para saber que outros elementos químicos compõem o material coletado. Mas não posso negar que há uma torcida para que sejam descobertas moléculas orgânicas na amostra. Seria um presente.

Com os resultados positivos da missão e a boa forma da sonda, a Nasa anunciou que a missão será extendida até o dia 30 de setembro. Originalmente, a sonda que pousou em Marte em 25 de maio deveria funcionar por apenas três meses. A prorrogação vai acrescentar cerca de US$ 2 milhões a um orçamento de US$ 420 milhões.

- Queremos aproveitar para pesquisar as localizações mais interessantes de Marte - disse Michael Meyer, um dos chefes da missão.

Segundo o brasileiro que integra a missão da Nasa, a extensão da missão não estava prevista no 'plano de vôo' da Agência Espacial Americana. Mas os bons resultados apresentados pela Phoenix já levam os cientistas a cogitar a utilização da sonda por ainda mais tempo.

- A missão Phoenix superou todas as nossas expectativas e possibilitou descobertas espetaculares. Mas muito ainda pode ser feito. - avaliou Ramon. - Até o momento, só dois fornos da sonda foram usados - existem mais seis. O laboratório de química da Phoenix também pode e deve ser mais explorado.

Nos últimos anos, a agência americana e outras instituições de pesquisa anunciaram numerosas vezes ter encontrado sinais de água em Marte. Porém, nunca houve qualquer prova concreta. O anúncio da Nasa, após análise preliminar feita pela nave, é a primeira baseada em provas consideradas irrefutáveis.

Amostras de gelo foram coletadas no início de julho, mas a nave estava com problemas em seu braço-robótico e não conseguiu transferí-las para seu laboratório de bordo. O objetivo era justamente aquecer as amostras e analisar seus vapores para comprovar se eram mesmo de água.

Uma amostra de solo seca foi então coletada, mas os cientistas notaram que havia a presença de gelo e conduziram a análise com esse material. Os cientistas afirmaram que ainda não encontraram material orgânico na amostra e frisaram que isso levaria de três a quatro semanas para ser analisado. Sonda escavará em dois locais diferentes .

Com a prorrogação da missão por cinco semanas, a nave poderá cavar duas novas trincheiras numa área localizada entre montanhas marcianas, onde o gelo é presente por longos períodos, o que lhe conferiria características distintas.

- A Phoenix está em bom estado e as projeções para o uso de energia solar são positivas - afirmou Michael Meyer. - Queremos tirar todo o proveito possível de dispormos desse recurso numa das áreas mais interessantes de Marte.

A busca incansável por água em Marte é, na verdade, a procura por sinais de vida. Agora, cientistas poderão estudar melhor a amostra para saber se o planeta vermelho foi - ou mesmo se ainda é - habitável.

- Estamos tentando entender a história dessa água, saber que elemesntos estão misturados a ela, descobrir porque ela está congelada, determinar se já houve rios em Marte... Queremos entender a histora do planeta e saber se já houve vida em Marte ou pelo menos determinar que ambientes do planeta poderiam, um dia, dar apoio à vida - afirmou.

A Nasa também anunciou ter completado uma imagem panorâmica do local de pouso no pólo norte marciano em cores bem próximas do real. O panorama é composto de 400 imagens individuais obtidas ao longo de várias semanas e reunidas para formar o mosaico.

Nenhum comentário: