Concepção artística do foguete Ares 1, que serão utilizadas em novas missões da
Nasa, incluindo na Lua; equipamento tem falhas
Técnicos da agência afirmam que decidiram utilizar uma solução similar à utilizado em caminhonetes para diminuir os impactos. Entretanto, os amortecedores da Nasa serão bem maiores e controladas por controle remoto.
O plano é instalar 16 tubos na parte de baixo do foguete, com pesos de cerca de 45 kg acoplados a molas. Mecanismos vão mover esses pesos para cima e para baixo para suavizar as vibrações. "São, essencialmente, amortecedores controlados por controle remoto", afirma Garry Lyles, um dos engenheiros envolvidos nas pesquisas.
Na semana passada, a Nasa anunciou que vai adiar o lançamento da nave Orion, que vai substituir a atual frota de ônibus espaciais da agência --as novas naves serão lançadas por meio dos foguetes Ares. Programado para setembro de 2013, o lançamento foi transferido para 2014.
A Orion integra o programa Constellation, que inclui novos veículos de lançamento e uma nave que pouse na Lua. As novas naves serão utilizadas para missões na ISS (Estação Espacial Internacional), entre outras, incluindo na Lua.
A última missão da atual frota de ônibus espaciais vai começar no dia 31 de maio de 2010, com o lançamento da Endeavour. As naves Discovery, Atlantis e Endeavour serão aposentadas quatro meses depois.
Originalmente, a frota tinha cinco veículos, mas duas não voltaram de suas missões. A Challenger explodiu logo após um lançamento, em janeiro de 1986 e a Columbia explodiu em fevereiro de 2003, ao fazer sua reentrada na atmosfera. Cada uma carregava sete astronautas, que morreram.
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