• E-mail para contato:(casf.fortaleza@gmail.com)

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Nasa usa amortecedores para resolver problema em nova frota de foguetes

(Associated Press / Folha) A Nasa (agência espacial norte-americana) decidiu usar amortecedores em seus novos foguetes, para diminuir os impactos e as vibrações sofridas pelos astronautas. Há quase um ano, engenheiros da agência tentam resolver o problema no foguete Ares 1, que será usado em seus novos veículos espaciais.
Até agora, o foguete sofre com vibrações excessivas cerca de dois minutos depois do lançamento. Caso não seja resolvida, a falha pode ser prejudicial para os astronautas e dificultar o trabalho deles.

Concepção artística do foguete Ares 1, que serão utilizadas em novas missões da

Nasa, incluindo na Lua; equipamento tem falhas

Técnicos da agência afirmam que decidiram utilizar uma solução similar à utilizado em caminhonetes para diminuir os impactos. Entretanto, os amortecedores da Nasa serão bem maiores e controladas por controle remoto.


O plano é instalar 16 tubos na parte de baixo do foguete, com pesos de cerca de 45 kg acoplados a molas. Mecanismos vão mover esses pesos para cima e para baixo para suavizar as vibrações. "São, essencialmente, amortecedores controlados por controle remoto", afirma Garry Lyles, um dos engenheiros envolvidos nas pesquisas.


Na semana passada, a Nasa anunciou que vai adiar o lançamento da nave Orion, que vai substituir a atual frota de ônibus espaciais da agência --as novas naves serão lançadas por meio dos foguetes Ares. Programado para setembro de 2013, o lançamento foi transferido para 2014.


A Orion integra o programa Constellation, que inclui novos veículos de lançamento e uma nave que pouse na Lua. As novas naves serão utilizadas para missões na ISS (Estação Espacial Internacional), entre outras, incluindo na Lua.


A última missão da atual frota de ônibus espaciais vai começar no dia 31 de maio de 2010, com o lançamento da Endeavour. As naves Discovery, Atlantis e Endeavour serão aposentadas quatro meses depois.


Originalmente, a frota tinha cinco veículos, mas duas não voltaram de suas missões. A Challenger explodiu logo após um lançamento, em janeiro de 1986 e a Columbia explodiu em fevereiro de 2003, ao fazer sua reentrada na atmosfera. Cada uma carregava sete astronautas, que morreram.

Nenhum comentário: