• E-mail para contato:(casf.fortaleza@gmail.com)

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Opportunity chega à superfície depois de deixar cratera

Robô passará os próximos meses analisando as características de pedras soltas em uma planície marciana


Trilha deixada pelo Opportunity ao sair de Victoria; distância entre o centro dos rastros é 1 metro

(Estadão) O robô Opportunity voltou à planície marciana depois de escalar a encosta da cratera Victoria, que vinha estudando desde setembro de 2007. "O robô voltou ao solo plano", disse um dos engenheiros que dirigem a sonda sobre rodas, Paolo Bellutta, do Laboratório de propulsão a Jato (JPL) da Nasa.

A missão Opportunity tem focado a cratera Victoria pela maior parte dos 55 meses passados desde seu desembarque em Marte, na região de Meridiani Planum. A cratera tem cerca de 800 metros de diâmetro e revela camadas de rocha que oferecem pistas das condições climáticas do passado do planeta.

A equipe de cientistas encarregada da missão havia selecionado Victoria como alvo prioritário depois que o robô deixou o interior de uma cratera menor, a Endurance. no final de 2004. A viagem entre uma cratera e outra consumiu 22 meses. Antes de descer à Victoria, o Opportunity vasculhou a borda da depressão, em busca da melhor rota de entrada.

De volta à planície circundante, o robô será usado para analisar pedras soltas, que podem ter sido ejetadas de crateras muito distantes para serem estudadas in loco.

Nenhum comentário: