Membros do Clube de Astronomia de Fortaleza realizaram na noite de 01 para 02 de agosto uma sessão de observação nas dependências da Escola de Ensino Fundamental e Médio Sabino Luís Nunes da Silva, na cidade cearense de São Luís do Curu, localizada a cerca de 70Km de Fortaleza.
Das 20h 30min de sexta até às 05h 10min de sábado, o céu poluído e limitado da capital Fortaleza deu lugar ao ambiente ideal para observações celestes: o céu de sertão, ausente de nuvens e cheio de brilho dos astros que puderam ser observados a olho nu com extrema facilidade, como a galáxia de Andrômeda (M31), além de diversos aglomerados e nebulosas que mal podem ser observados da metrópole.
Outros fenômenos raros, como a luz zodiacal, puderam ser observados. Mas o clímax da noite foi a observação de 389 meteoros (isso mesmo, 389 meteoros, sendo 30 com magnitude negativa estimada!).
Agradecimentos ao diretor Francisco Cleiton de Paula e em especial a Saulo Roger Cavalcante por ceder as instalações da escola para a realização do evento e pela sensibilidade de fazer São Luís do Curu palco de divulgação da ciência.
Se você quer que o CASF aproveite o céu de sua cidade para realizar sessões públicas e particulares ou eventos de observação, entre em contato conosco pelo e-mail: casf.fortaleza@gmail.com
Órion, uma das fotos tiradas em São Luís do Curu
Mais fotos disponíveis no site de astrofotografias: http://observatoriocasf.blogspot.com/
Relatório Oficial de Observação disponível através do e-mail casf.fortaleza@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário