• E-mail para contato:(casf.fortaleza@gmail.com)

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Solo de Marte é similar ao deserto no Chile, diz Nasa

(Folha) Cientistas da missão da Phoenix afirmaram, nesta terça-feira (5), que o solo próximo de onde a sonda pousou, no Pólo Norte de Marte, é similar ao encontrado no deserto do Atacama, no Chile. Segundo eles, a descoberta de perclorato no planeta não diminui as chances de se encontrar vida no local.

A substância é utilizada no combustível de foguetes e pode ser tóxica e prejudicial à saúde. Também pode ser encontrada no deserto do Atacama, onde micróbios conseguem viver.

Segundo os cientistas, a presença do perclorato não é boa nem ruim para as perspectivas de encontrar vida em Marte.

A Nasa também pediu paciência até que mais estudos sejam feitos sobre o assunto. Segundo a Nasa, é preciso realizar novas análises para confirmar que a substância encontrada é mesmo perclorato.

A agência diz que precisa fazer mais estudos para descartar que a substância tenha sido levada a Marte pela Phoenix e está revendo os procedimentos ocorridos antes do lançamento da sonda, para verificar isso.

"Isso tem de ser verificado dentro do instrumento [Tega, sigla em inglês para Analisador de Gás Térmico e Expandido],", afirmou Peter Smith, chefe de pesquisa da missão. De acordo com ele, mesmo que a substância seja confirmada, "isso não impede a vida em Marte. Na verdade, é uma fonte de energia em potencial".

"Eu peço que a imprensa seja paciente conosco", disse o cientista. "Deixe a equipe de ciência fazer o trabalho no ritmo adequado".

Na segunda-feira (6), a Folha Online adiantou que técnicos da missão descobriram água em estado líquido no planeta. Na semana passada o trabalho da sonda, que explora o solo de Marte desde 25 de maio, já havia confirmado a existência de gelo no local. A descoberta de água líquida, no entanto, pode levar a uma revolução nas pesquisas sobre a possibilidade de vida no planeta vizinho.

Nenhum estudo foi publicado ainda sobre a descoberta, mas o líder de um dos grupos no comando da pesquisa da Phoenix afirmou por telefone à Folha Online que o assunto será divulgado em relatório dentro de alguns dias.

Aparentemente, os técnicos ficaram atordoados com a existência de perclorato em Marte. Mas eles afirmam que na Terra algumas plantas também vivem em um solo relativamente rico na substância. "Como o perclorato afeta a hipótese de Marte ser habitável é uma pergunta complexa para a qual não temos reposta", afirma Smith.

"Isso realmente não limita nossa pesquisa para a 'habitabilidade' nesse solo de gelo e se nós formos sortudos o suficiente para ver alguns indícios orgânicos, não ficaríamos surpresos", diz o cientista.

Nenhum comentário: