• E-mail para contato:(casf.fortaleza@gmail.com)

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Sonda usa Twitter para anunciar descoberta de gelo em Marte

(Folha) A sonda Phoenix, que está explorando o solo de Marte, se comunica com os técnicos da Nasa (agência espacial norte-americana) por meio de sinais de UHF, mas tem um modo de "falar" diretamente com os internautas em terra, pelo Twitter. Os usuários do serviço de miniblogs foram um dos primeiros a serem informados de que a sonda havia confirmado a existência de água congelada no planeta.

Por volta das 17h de quinta-feira (31), a sonda avisou que tinha "provado" a água em Marte. "Eu posso dizer agora que eu sou a primeira missão a Marte a tocar e depois provar a água", diz o post do equipamento. Na realidade, quem faz as mensagens são os membros do JPL (Jet Propulsion Laboratory), divisão da Nasa em Pasadena, na Califórnia.

Desde que chegou ao Twitter, em maio --mesma época em que chegou a Marte--, a sonda já fez mais de 400 mensagens e tem mais de 30 mil "seguidores". As perguntas enviadas pelo sistema são encaminhadas para técnicos e engenheiros da missão, que lê a missão de respondê-la.

Os posts são feitos em primeira pessoa, como se a sonda mesmo mandassem suas mensagens. A Nasa decidiu fazer isso para facilitar a criação de textos de até 140 caracteres, o máximo estabelecido pelo Twitter.

"Um dia eu escrevi 'a sonda viajou' e isso já tomou metade do meu espaço [em inglês], então eu comecei a cortar palavras. Finalmente eu cortei o 'sonda' e escrevi 'eu", afirmou Veronica McGregor, que faz os textos, à revista "Wired".

Nenhum comentário: