• E-mail para contato:(casf.fortaleza@gmail.com)

terça-feira, 16 de setembro de 2008

China anuncia nomes dos astronautas de próxima missão

A China anunciou nesta terça os nomes dos três astronautas que embarcarão na terceira missão espacial tripulada do país, cujo lançamento está previsto para o dia 25 de setembro, segundo informou a imprensa estatal.

Zhai Zhigang, Liu Boming e Jing Haipeng serão os três homens a bordo do foguete Shenzhou VII.
Os três astronautas têm 42 anos, são pilotos do Exército de Libertação Popular (ELP), membros do Partido Comunista e fizeram parte da equipe de apoio da missão Shenzhou VI no ano passado, no qual dois astronautas viajaram pelo espaço durante cinco dias.

Zhai nasceu na província noroeste de Heilongjiang, se incorporou ao Exército em 1985 e acumula mil horas de vôo.

A tripulação está ocupada com os últimos preparativos e todos se encontram em boas condições físicas e mentais, segundo a rede de televisão chinesa CFTV.

O primeiro passeio de um astronauta chinês no espaço será transmitido ao vivo por um pequeno satélite equipado com câmeras instaladas na nave.

A China deu início a seu programa espacial tripulado em 1999 e em 2003 pôs seu primeiro astronauta, Yang Liwei, em órbita a bordo do Shenzhou V. Dois anos mais tarde, Fei Junlong e Nie Haisheng voaram durante cinco dias no Shenzhou VI.

Se as condições climáticas forem adequadas, o lançamento será no próximo dia 25 deste mês às 9h (22h de Brasília), do centro de lançamento de satélites Jiuquan, situado na província noroeste de Gansu.

Fonte:EFE

Nenhum comentário: