• E-mail para contato:(casf.fortaleza@gmail.com)

domingo, 21 de setembro de 2008

IAU nomeia o quinto planeta-anao do sistema solar: Haumea

A Uniao Astronomica Internacional (IAU em ingles) anunciou hoje que o objeto conhecido anteriormente como 2003 EL61 passa a ser classificado como o quinto planeta-anao no sistema solar e chamado Haumea.

A decisao foi tomada apos discussoes dos membros do Comite de Nomenclatura de Pequenos Corpos (CSBN) da IAU e do Grupo de Trabalho para a Nomenclatura de Sistemas Planetarios (WGPSN). Dessa forma, agora a familia de planetas-anoes no sistema solar chega a cinco membros: Ceres, Pluto, Haumea, Eris e Makemake.

A descoberta de Haumea foi anunciada em meados de 2005, recebendo inicialmente a designacao provisoria 2003 EL61. Este objeto estranho possui um formato que assemelha-se a um charuto arredondado. Seu diametro e' aproximadamente o mesmo do planeta-anao Plutao; entretanto, seu formato peculiar indica que o objeto e' muito mais elongado. Sabe-se tambem que Haumea gira muito rapido, fazendo uma rotacao em torno de quatro horas. Alguns astronomos sugerem que esta rotacao rapida poderia ser a razao do formato peculiar de Haumea - o planeta-anao foi "espichado", sofrendo elongacao por causa de sua rapida rotacao.

Haumea pertence ao grupo de objetos transnetunianos, situados em um vasto anel de corpos distantes frios e rochosos no sistema solar exterior. Neste momento, Haumea esta' a uma distancia de aproximadamente 50 vezes a distancia da Terra ao Sol, mas no ponto mais proximo de sua orbita eliptica (perielio) Haumea atinge 35 vezes a distancia da Terra ao Sol em relacao 'a nossa estrela.


Haumea e' o nome da deusa do parto e da fertilidade na mitologia havaiana. Tal nome e' conveniente porque a deusa Haumea tambem representa o elemento rocha, e as observacoes de Haumea sugerem que, ao contrario do usual, o planeta-anao e' composto quase inteiramente de rocha e esta' envolto por uma crosta de gelo puro.

A mitologia havaiana menciona que as filhas da deusa Haumea surgiram de diferentes partes do seu corpo. O planeta-anao Haumea possui uma historia similar, pois acredita-se que seus dois satelites foram criados apos impactos contra o mesmo no passado. Durante esses impactos, partes da superficie gelida de Haumea foram lancadas ao espaco. Os restos dos impactos entao formaram as duas luas.

Depois de descobertas, em 2005, as luas receberam designacoes provisorias, mas agora tambem ganharam nomes pelo CSBN e o WGPSN. A primeira e maior lua passa a ser chamada Hi' iaka, deusa havaiana dita ter nascida da boca de Haumea e tambem considerada deusa protetora da ilha do Havai'. A segunda lua de Haumea passar a chamar-se Namaka, um espirito de agua dito ter nascido do corpo de Haumea.

Fonte: UAI

Nenhum comentário: