• E-mail para contato:(casf.fortaleza@gmail.com)

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

ISS pode ter tripulação duas ou três vezes maior

A Estação Espacial Internacional (ISS, em inglês) está preparada para acolher uma tripulação duas ou três vezes maior que a atual, afirmou hoje o chefe do programa de vôo do segmento russo da plataforma orbital, Vladimir Soloviov.

"Já podemos garantir condições de vida e trabalho para entre 6 e 10 pessoas na ISS", disse Soloviov, que lembrou que atualmente a tripulação é integrada por três cosmonautas, segundo a agência Interfax. Soloviov disse que os sistemas da plataforma orbital são capazes de garantir a composição adequada de gás, ou seja, eliminar a tempo o dióxido de carbono e abastecer com oxigênio uma tripulação maior.

Além disso, lembrou que a partir de outubro, a ISS contará com um segundo banheiro, construído pelo consórcio espacial russo Energuia, e que será transportado ao espaço pela nave americana Endeavour. Em maio, a tripulação da ISS conseguiu consertar o vaso sanitário da plataforma orbital, que não pôde ser utilizado durante uma semana. No período, os tripulantes utilizaram o vaso reserva, que se encontrava na nave russa Soyuz TMA-12.

Para 2009, está prevista a ampliação da tripulação de seus três membros para seis, razão pela qual este segundo vaso sanitário será enviado. Por outro lado, não está previsto que a próxima expedição vá ao espaço para consertar a Soyuz TMA-12. No entanto, Soloviov ressaltou que, caso necessário, será realizada uma caminhada, da mesma forma que a atual tripulação fez após detectar falhas na nave.

A expedição número 18, integrada pelo cosmonauta russo Yuri Lonchakov e pelo americano Michael Fink, partirá para o espaço do cosmódoromo de Baikonur, no Cazaquistão, no dia 12 de outubro, acompanhada pelo astronauta americano Richard Garriott, membro da tripulação número 15.

A expedição, que permanecerá seis meses na plataforma orbital, realizará uma caminhada para instalar um novo equipamento científico na superfície da ISS.

Fonte:EFE

Nenhum comentário: