• E-mail para contato:(casf.fortaleza@gmail.com)

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Nasa procura um novo Carl Sagan e vida no espaço

A agência espacial dos EUA criou na quarta-feira a Bolsa Carl Sagan de Pós-Doutorado em Exploração Exoplanetária. O nome homenageia o falecido astrônomo que popularizou a ciência por meio de seus livros e programas de TV.

Os bolsistas vão procurar vida em planetas fora do Sistema Solar, os chamados exoplanetas, dos quais mais de 300 foram descobertos desde 1994.

Muitos desses planetas, girando em torno de estrelas distantes, são gigantes gasosos e gelados, supostamente incapazes de abrigarem vida. O desafio é encontrar planetas como a Terra orbitando estrelas parecidas com o Sol.

A procura será auxiliada pela missão Kepler, da Nasa, a ser lançada no ano que vem com a meta de vasculhar 100 mil estrelas em busca de planetas menores.

Além disso, a agência quer atrair jovens cientistas que compartilhem do deslumbramento de Sagan com o cosmo e que como ele se dediquem, agora com tecnologias e telescópios mais avançados, a responder se estamos mesmo sozinhos.

"Muitos sentem que é só questão de tempo até encontrarmos planetas como a Terra, em órbitas como a da Terra, em torno de estrelas como o Sol, e que tais planetas poderiam ser capazes de sustentar a vida", disse Jon Morse, diretor da divisão de Astrofísica da Nasa, em entrevista coletiva.

Fonte:Reuters

Nenhum comentário: