• E-mail para contato:(casf.fortaleza@gmail.com)

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Telescópio perdido de Einstein é exibido em Israel


O telescópio do cientista alemão Albert Einstein, descoberto há poucos dias no sótão de uma universidade de Jerusalém, em Israel, trouxe aos jovens estudantes o contato direto com o legado de um dos maiores pesquisadores da história, informa a agência AP. O artefato, que ficou esquecido por décadas na Universidade Hebréia, foi restaurado e colocado em uma área para visitação no campus Givat Ram.

Uma foto antiga do cientista ao lado do telescópio, encontrada no mesmo local que o equipamento, também pode ser conferida pelos visitantes. Os objetos haviam sido doados ainda em vida por Enstein à instituição - a qual ele ajudou a fundar -, assim como todas suas pesquisas, incluindo a famosa Teoria da Relatividade.

Por mais de dez anos, o telescópio permaneceu em desuso no prédio do planetário da universidade. O objeto foi um presente recebido por Einstein de Gezri Zvi, um colega dos tempos acadêmicos na Universidade de Princeton, nos Estados Unidos.

O diretor do Centro Belmonte de Ciências de Laboratório da instituição, Eshel Ofir, que se considera um fã do célebre cientista, foi o responsável por ir atrás do artefato esquecido. "Sabia que tínhamos o telescópio que Einstein cedeu à escola e sempre me perguntava o que havia acontecido com ele", explicou. Ofir informou que encontrou o equipamento em um local mal cuidado, cheio de entulhos, no prédio do planetário.

Fonte:Redação Terra

Nenhum comentário: