• E-mail para contato:(casf.fortaleza@gmail.com)

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Cientistas explicam como se formam as Galáxias


Henry Fountain
As galáxias apresentam as mais variadas formas e tamanhos, de gigantes em espiral a anãs irregulares, e essa diversidade aparentemente surge devido à maneira pela qual se formam.

Uma importante teoria dispõe que a formação de galáxias é um processo hierárquico que envolve colisões de porções de matéria escura e fria, e que as características de cada dada galáxia se devem em parte a esses encontros caóticos e a outros fatores que incluem massa, rotação e idade.

Em outras palavras, é muito complicado
Ou talvez não seja. Um estudo sobre 200 galáxias conduzido por Mike Disney, da Universidade de Cardiff, no País de Gales, e sua equipe sugere que as galáxias na verdade são muito mais simples, e que suas propriedades e estrutura de fato são função de um único parâmetro, e não de fatores múltiplos.

Os pesquisadores estudaram seis propriedades galácticas, entre as quais luminosidade, massa de hidrogênio, inclinação e raio óptico, a medida da parte da galáxia que responde por determinada porcentagem de sua luz.

Muitas dessas propriedades apresentam inter-relações conhecidas, e os pesquisadores descobriram uma nova correlação, entre a luminosidade e o raio óptico. Mas a parte principal de seu trabalho, publicado em artigo para a Nature, consistiu de um estudo estatístico sobre todas as correlações por meio de uma técnica conhecida como análise de componente principal.

A análise demonstra que todas essas propriedades são controladas por um único parâmetro. Com base em seus dados, os pesquisadores não capazes de dizer ao certo qual seja essa parâmetro, embora ele talvez esteja relacionado à massa.

Mas as constatações lançam dúvidas sobre a teoria hierárquica de formação de galáxias e sugerem que a galeria de galáxias diferentes se desenvolveu por meio de algum modelo mais simples.

Fonte:The New York Times

Nenhum comentário: