• E-mail para contato:(casf.fortaleza@gmail.com)

domingo, 12 de outubro de 2008

Nave Soyuz parte rumo à ISS com turista a bordo


A Rússia lançou neste domingo ao espaço a nave Soyuz TMA-13 com três tripulantes a bordo, os integrantes da 18ª expedição à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), assim como o sexto turista espacial a viajar para a plataforma orbital.

O lançamento aconteceu com a ajuda de um foguete portador Soyuz FG a partir da base cazaque de Baikonur e estava previsto que a nave se separasse do foguete às 11h10 de Moscou (4h10 de Brasília), informaram as agências russas.

Cerca de dez minutos mais tarde, a nave se separou com sucesso do foguete e a tripulação, integrada pelo cosmonauta russo Yuri Lonchakov, o astronauta americano Michael Fincke e o turista espacial Richard Garriott "se encontra bem", ressaltou um porta-voz da base, citado pela agência oficial russa RIA Novosti.

Garriott permanecerá dez dias na plataforma orbital e voltará à Terra no próximo dia 24 junto à tripulação que deixa o local, integrada pelos cosmonautas russos Serguei Volkov e Oleg Kononenko, a bordo da Soyuz TMA-12.

Fonte:EFE

Nenhum comentário: