• E-mail para contato:(casf.fortaleza@gmail.com)

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Saiba o que aconteceu com a bola de golfe jogada na Lua


C. Claiborne Ray
O que aconteceu com a bola de golfe que um astronauta arremessou na Lua? E por que ele o fez?

Alan Shepard na verdade lançou duas bolas de golfe na Lua, durante a missão Apollo 14, em 1971, e elas continuam na Lua, disse ele em 1991 em uma entrevista ao site educacional Academy of Achievement.

Shepard estava procurando uma maneira de demonstrar o que a falta de atmosfera e a força gravitacional muito menor da Lua significariam para uma atividade comum na Terra, disse. Astronautas anteriores haviam lançado uma pequena bola de chumbo e uma pena, que caíram lentamente à superfície à mesma velocidade, mas Shepard estava à procura de algo mais vistoso.

"Porque eu jogava golfe", disse, "imaginei que se eu levasse um taco e atingisse a bola com a minha força comum, ela iria seis vezes mais longe do que minhas tacadas na Terra".

Assim, com permissão da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (Nasa), ele projetou um taco que se encaixava no cabo do aparelho que os astronautas usavam para recolher amostras de solo lunar. (O taco estendível voltou à Terra e é parte do acervo da Associação de Golfe dos Estados Unidos.)

Antes do vôo, ele praticou a tacada usando o traje de astronauta e decidiu que "se tudo corresse bem, a última coisa que eu faria antes de voltar seria lançar aquelas duas bolas".

"Era difícil usar o taco com o traje espacial", ele contou em entrevista em 1994. "Errei a primeira tacada, e a bola caiu em uma cratera a menos de 40 metros. A segunda acertei em cheio, e ela voou por 180 metros; na Terra, teria voado por menos de 30".

Fonte:The New York Times

Nenhum comentário: