• E-mail para contato:(casf.fortaleza@gmail.com)

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

"Galáxia solitária" está mais distante do que se pensava


Uma pequena e solitária galáxia, que há tempos tem intrigado os astrônomos por produzir novas estrelas mais rápido do que qualquer outra na vizinhança da Via Láctea - onde fica a Terra -, é mais distante do que se imaginava. A Nasa, agência espacial americana, informou em seu site que a NGC 1569 fica a uma distância uma vez e meia maior do que a registrada anteriormente.

Com o auxílio do telescópio espacial Hubble, os cientistas descobriram a nova localização da NGC 1569 no meio de uma região onde estão outras dez galáxias, dentro da galáxia espiral IC 342. A coloração avermelhada da NGC 1569, em imagem divulgada no site da Nasa na segunda-feira, poderia ser o resultado da interatividade gravitacional entre as demais galáxias, que acabam comprimindo o gás em torno desse sistema estelar.

O Hubble também tem auxiliado os pesquisadores a interpretar a teoria da impressionante rapidez com a qual a galáxia solitária produz novas estrelas. De acordo com os especialistas, o brilho intenso de sua estrutura não está relacionado somente à distância, mas também identifica que ela desenvolve corpos celestes muito mais rápido.

A NGC 1569 produz 100 vezes mais estrelas do que a Via Láctea e ao longo de 100 milhões de anos conseguiu manter um ritmo de desenvolvimento.
Descoberta em 1788 pelo astrônomo William Herschel, a galáxia solitária é o lar de três dos maiores aglomerados estelares - conhecidos também como "condomínios de estrelas" - já descobertos no espaço. Além disso, cada pólo possui mais de um milhão de estrelas.
Fonte:Redação Terra

Nenhum comentário: