• E-mail para contato:(casf.fortaleza@gmail.com)

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Cometa Lulin visível no Brasil


Foto: Jack Newton - Tirada em 01/02/09 - Cometa Lulin (verde) ao centro

Trajetória do Cometa Lulin (astronomy.com)

O cometa Lulin, cujo nome original é C/2007 N3, foi descoberto em 11 de julho de 2007 pelos astrônomos Quanzhi Ye (Guangzhou) e Chi Sheng Lin (Lulin Sky Survey) inicialmente como um objeto de aspecto asteroidal. Em 18 de julho J. Young detectou a aparência cometária deste objeto, quando estava com magnitude 18.8. O cometa atingiu o periélio no dia 10 de janeiro de 2009 quando passou a cerca de 182 milhões de quilômetros do Sol (estando a 236 milhões de quilômetros da Terra).

Lulin está cruzando os ceús de vários países do mundo, inclusive do Brasil, e poderá ser visto em seu maior esplendor no próximo dia 24 de fevereiro. Neste dia, o cometa atinge o perigeu e sua distância da Terra será de menos de 60 milhões de quilômetros. Os cálculos indicam que o brilho de Lulin atingirá 4.7 magnitudes, suficiente para enxergá-lo sob um céu bastante escuro e livre de poluição luminosa e atmosférica, mas observadores experientes dizem que esse brilho não passará de 5.5 magnitudes, lembrando que quanto maior a magnitude menor o brilho de um objeto.

De qualquer maneira, a melhor forma de observar o cometa será com o uso de um pequeno binóculo ou luneta de boa qualidade. A observação sem instrumentos requer bastante conhecimento do céu e da posição das estrelas.

Em 24 de fevereiro de 2009 o cometa passa a cerca de 1 grau de Saturno, sendo visível ao anoitecer na constelação de Leão. Em 28 de fevereiro de 2009 o cometa passa a 1 grau de Régulus. Entre os dias 5 e 6 de março o cometa atravessa o aglomerado M44 (Colméia) sendo visível ao anoitecer. Em 6 de abril o cometa volta à magnitude 10, visível ao anoitecer em Gêmeos.

Fontes:
www.rea-brasil.org/cometas/07n3.htm
www.apolo11.com
www.astronomy.com/asy/default.aspx?c=a&id=7902

Nenhum comentário: