• E-mail para contato:(casf.fortaleza@gmail.com)

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Detectado menor planeta fora do Sistema Solar


Cientistas europeus anunciaram a descoberta do menor planeta já encontrado fora do nosso Sistema Solar, informou nesta terça-feira o site da ESA, agência espacial européia. O CoRoT-Exo-7b, identificado pelo satélite francês Corot, é duas vezes menor do que a Terra e também orbita uma estrela como o Sol.

No entanto, o CoRoT-Exo-7b frusta os pesquisadores na busca por planetas semelhantes ao nosso, já que a sua temperatura é muito elevada, podendo atingir entre mil e 1,5 mil graus.

Segundo a ESA, a detecção foi feita por meio do método de trânsito, que mede sensíveis variações no brilho de uma estrela quando um corpo celeste passa por ela. No caso do CoRoT-Exo-7b, a órbita completa ocorre a cada 20 horas terrestres.

Para os investigadores europeus, a composição terrestre do planeta pode ser rochosa, como a Terra, mas por causa das altas temperaturas ele estará coberto de lava ou vapor d'água.

Para o pesquisador Daniel Rouan, do Observatorio de Paris, encontrar o pequeno planeta não foi uma completa surpresa. De acordo com o coordenador do projeto, "o Corot-Exo-7b pertence a uma classe de objetos cuja existência já foi prevista há algum tempo".

"Esta descoberta é um passo importantíssimo no caminho para a compreensão da formação e evolução do nosso planeta", disse Malcolm Fridlund, da ESA, que participa da missão. "Pela primeira vez, detectamos de forma inequívoca um planeta que é 'rochoso' no mesmo sentido que a nossa Terra."

Cerca de 330 exoplanetas já foram localizados na órbita de outras estrelas além do Sol. A maioria são gigantes gasosos, semelhantes a Júpiter e Netuno.

Com informações das agências EFE e Reuters

Fonte:Redação Terra

Nenhum comentário: