• E-mail para contato:(casf.fortaleza@gmail.com)

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Nasa divulga nova imagem de galáxia Pinwheel


A Nasa, agência espacial americana, divulgou nesta terça-feira em seu site uma nova imagem da galáxia espiral Messier 101, conhecida como Pinwheel (Catavento, na tradução em inglês), produzida a partir de fotos captadas pelos telescópios espaciais Hubble e Spitzer e o observatório Chandra X-ray. A Pinwheel fica a cerca de 22 milhões de anos-luz de distância da Terra, próxima à constelação de Ursa Maior, e possui mais de 170 mil anos-luz de diâmetro.

O trabalho em conjunto entre as três ferramentas da Nasa é especial e integra as comemorações do Ano Internacional da Astronomia. Em homenagem ao aniversário do astrônomo italiano Galileu Galilei, que ocorre no próximo dia 15 de fevereiro, a agência está distribuindo as fotografias do Hubble, Spitzer e Chandra para mais de 100 planetários, museus, centros e escolas dos Estados Unidos.

A Pinwheel é maior do que a Via Láctea, a galáxia da Terra - que tem aproximadamente 100 mil anos-luz de extensão -, mas apresenta alguns fatores semelhantes.

Na percepção do Hubble (amarelo na imagem), é possível identificar os redemoinhos de estrelas brilhantes e gás que deixam a galáxia parecida com um "catavento". O infravermelho do Spitzer (vermelho na imagem) permite aos cientistas estudar o interior dos braços espirais, registrando o brilho do colapso entre densas nuvens de poeira, que produzem novas estrelas. Já os raios-X do Chandra (azul na imagem) revelam as características de alta energia da Pinwheel, como restos de estrelas que explodiram e vestígios de matéria em torno de buracos negros.

De acordo com a Nasa, além de apresentar diferentes visões sobre a Pinwheel, a combinação óptica fornece dados aprofundados da galáxia que são importantes para os astrônomos. "É como usar os olhos, óculos de visão noturna e raio-X todos ao mesmo tempo", disse o cientista Hasan Hashima.

O público em geral também pode entender um pouco mais do funcionamento dos telescópios e das observações, explicou ainda a agência espacial.

Fonte: NASA/AP/Redação Terra

Nenhum comentário: