• E-mail para contato:(casf.fortaleza@gmail.com)

terça-feira, 31 de março de 2009

Nova chamada para o evento na Praça do Ferreira














Na década de 40, a mídia local noticiou um fato muito interessante da cultura cearense que ficou conhecido como "O DIA EM QUE VAIARAM O SOL", devido ao astro rei ter aparecido depois de um bom período chuvoso, fato sempre considerado aqui no Ceará como uma benção de Deus devido aos períodos de seca.











Trecho:

“Quando o sol, tão bravo nesses últimos dias, ia conseguindo varar as grossas nuvens, lá no alto, num esforço desesperado para aparecer, os alegres circunstantes, olhando para o alto e apontando, começaram uma demonstração estrondosa, vaiando o astro vencido e apagado, naquele momento, num grito uníssono de várias bocas. Mas afinal o velho Rei das alturas venceu, botando todo o corpo vermelho para fora das nuvens e dispersando os vaiadores”.


Publicado no jornal O Povo, em 30 de janeiro de 1942


A praça do Ferreira Hoje

A histórica praça do Ferreira, sempre foi um grande palco de manifestações as mais diversas possíveis, de intelectuais e da população no geral, por conta disso,de sua história e de seus eventos, e estando no ano internacional da astronomia, o CASF(Clube de Astronomia de Fortaleza), no dia 03 de Abril de 2009, promoverá mais uma vez um de seus eventos, desta vez, assim como os antigos intelectuais, nesse interessante ponto de encontro histórico.

A astronomia é por si só uma ciência atrativa, e devido a isso, esperamos mobilizar o máximo de pessoas possíveis, para adquirir um pouco dos conhecimentos da ciência de urânia e também para desta vez, "aplaudir a Lua", pois telescópios e binóculos serão instalados na praça para possibilitar ao público uma visão da lua como muitos nunca viram antes, e tudo de graça.


Esperamos a presença do povo de Fortaleza e interessados de outras regiões para compartilhar conosco esse interessante evento; lembrando que, como na primeira chamada no dia 06 de março que "não deu certo",em épocas de chuva, caso, não seja possivel realizar o evento por conta das precipitações, o fortalezense vai vaiar novamente, porém desta vez será a chuva.
Por George Yure



Apoio Cultural:

Nenhum comentário: