• E-mail para contato:(casf.fortaleza@gmail.com)

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Satélite de navegação da China funciona bem em órbita


O segundo satélite de navegação da China, lançado há uma semana, funcionou bem desde que entrou em sua órbita de trabalho na segunda-feira, anunciou hoje o Centro de Controle de Satélite de Xi''an, localizado no noroeste do país.

De acordo com o centro, o quarto ajuste da posição do satélite foi realizado há dois dias através de um sistema de controle remoto, e dados mostram que o artefato agora está corretamente posicionado. Os equipamentos intalados no satélite também estão funcionando bem, acrescentou o centro.

O satélite faz parte do ambicioso sistema de navegação por satélite do gigante asiático, conhecido como Programa Compass, que foi desenvolvido independentemente pelo país.

O sistema cobrirá toda a China e as regiões adjacentes até o final de 2010 ou até o início de 2011, e será ampliado e transformado em uma rede global antes de 2020, disse o engenheiro chefe do Grupo de Tecnologias Eletrônicas da China, Cao Chong, em uma entrevista à Xinhua, semana passada.

De acordo com Cao, o país asiático lançará outros dez satélites do tipo nos próximos dois anos, que, com os dois já em órbita, poderão cobrir a China e as regiões vizinhas na primeira fase do Programa Compass.

O gigante asiático colocou em órbita geoestacionária o primeiro satélite de navegação Compass em abril de 2007, após lançar com sucesso quatro satélites de navegação experimentais, que fazem parte do sistema Beidou (Big Dipper em inglês, Grande Ursa em português) e podem fornecer dados de posicionamento com uma exatidão de 20 metros.

O sistema Compass é igual ao Sistema de Posicionamento Global (GPS) dos Estados Unidos, ao Sistema de Posicionameto Galileo da Europa e ao Sistema Global de Navegação por Satélite (GLONASS) da Rússa.

Fonte: Agência Xinhua/Terra

Nenhum comentário: