• E-mail para contato:(casf.fortaleza@gmail.com)

domingo, 17 de maio de 2009

Astronautas trocam baterias e giroscópios do telescópio Hubble



Após quase oito horas no espaço exterior, os astronautas Michael Good e Mike Massimino realizaram na sexta-feira (15 de maio) a segunda caminhada espacial da missão STS-125 para o conserto do telescópio espacial Hubble. A caminhada teve início às 09h49 e finalizou às 17h15 e foi a oitava mais longa atividade extraveicular da história espacial.

A segunda caminhada, de um total de cinco previstas para a missão, cumpriu todos os objetivos programados, entre eles a troca das três unidades RSU (rate sensing units) que contêm os giroscópios que ajudam a manter a orientação espacial do telescópio.

Além das RSUs, Massimino e Good removeram da baia 2 uma das baterias do telescópio e a substituíram por uma nova unidade. O segundo conjunto de baterias será substituído da baia 3 na segunda-feira, pelos especialistas John Grunsfeld e Andrew Feustel. A função das baterias é fornecer energia quando o telescópio passa pela zona de sombra da Terra e seus painéis solares não ficam expostos ao Sol.

Quarenta minutos após a instalação dos módulos, a equipe do Centro de Controle do Telescópio Espacial, localizada no Centro Espacial Goddard, da Nasa, confirmou o correto funcionamento dos seis giroscópios e das baterias.

Além dos trabalhos de reparos do telescópio, o comandante Scott Altman e a especialista Megan McArthur também realizaram a inspeção das quarenta placas cerâmicas que foram avariadas durante o lançamento do ônibus espacial. Baseados nas imagens coletadas, os engenheiros liberaram o sistema de proteção térmico até a nova inspeção que será realizada na terça-feira (19 de maio).

Fonte: Apolo11.com

Nenhum comentário: