• E-mail para contato:(casf.fortaleza@gmail.com)

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Atoleiro pode marcar fim da missão Spirit em Marte


As cinco rodas que ainda funcionam do robô de exploração de Marte Spirit, da Nasa, estão deslizando em solo macio, e já afundaram meio diâmetro, informa a agência espacial.

A equipe de engenheiros e cientistas do Spirit suspendeu temporariamente as tentativas de mover o robô, e passaram a estudar o solo ao redor do equipamento e a planejar simulações que serão executadas por um robô de teste que está no laboratório de Propulsão a Jato (JPL), na Califórnia.

"O Spirit está numa situação muito difícil", disse John Callas, gerente de projeto dos dois robôs gêmeos, Spirit e Opportunity, no JPL. "Estamos prosseguindo de modo metódico e cauteloso. Podem se passar semanas antes de tentarmos mover o Spirit novamente".

Projetados para operar em Marte por três meses, Spirit e Opportunity vêm funcionando há cinco anos, e já percorreram distâncias muito maiores que as previstas em seu projeto.

Os problemas de "mau comportamento" que o Spirit vinha manifestando no início de abril - amnésia, panes de computador, falhas de comunicação - não ocorreram nas últimas três semanas, embora a causa das dificuldades ainda não tenha sido encontrada.

Fonte: Estadão

Nenhum comentário: