• E-mail para contato:(casf.fortaleza@gmail.com)

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Cientistas conectam primeiras antenas do radiotelescópio Alma


Cientistas e engenheiros que trabalham na construção do maior radiotelescópio do mundo conseguiram esta semana conectar com sucesso as duas primeiras antenas do projeto, sincronizando observações experimentais do planeta Marte com precisão de 1 trilionésimo de segundo.
Os testes foram feitos no dia 30 de abril, quando a equipe observou as primeiras franjas interferométricas após a conexão de duas antenas de 12 metros de diâmetro, localizadas no deserto de Atacama, no Chile, a 2900 metros de altitude. A conexão das antenas é parte crucial do projeto ALMA (Atacama Large Millimeter/submillimeter Array) e quando finalizado contará com 66 antenas interligadas, formando o maior radiotelescópio do mundo.
O alvo escolhido para o primeiro teste foi o planeta Marte. Através das duas antenas conectadas os cientistas mediram as diferentes franjas - padrões regulares de sinal detectados por um interferômetro conectado à antena - à medida que o planeta se movia na abóbada celeste.
Durante a operação, as 66 antenas serão combinadas para formar imagens de altíssima resolução, similar às que seriam obtidas por uma única antena gigante de 16 quilômetros de diâmetro.

Nenhum comentário: