• E-mail para contato:(casf.fortaleza@gmail.com)

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Agências espaciais dos EUA e da Europa dizem adeus à sonda Ulysses


A sonda solar euro-americana Ulysses cessa suas atividades nesta terça-feira depois de mais de 18 anos em serviço, quase quatro vezes mais que o previsto inicialmente para sua missão científica, anunciaram a Nasa e a ESA, as agências espaciais americana e europeia.

As duas agências tinham previsto transmitir o último comando a partir do Jet Propulsion Laboratory em Pasadena, Califórnia, nesta terça para concluir as comunicações de rádio com a sonda solar que se afasta cada vez mais da Terra.

Fruto da primeira colaboração importante entre a ESA e a Nasa, a Ulysses foi lançada em outubro de 1990 a bordo do ônibus espacial Discovery e percorreu desde então quase 9 bilhões de quilômetros, explorando zonas até então desconhecidas do espaço sobre os pólos do Sol.

A sonda tem 379 kg e possui 10 instrumentos de observação, que foram amplamente utilizados.

"A Ulysses nos ensinou muito mais do que esperávamos sobre o Sol e suas interações com o espaço que o rodeia", afirmou, em comunicado Richard Marsden, chefe da missão na ESA.

Um das inúmeras descobertas feitas pela sonda mostra que os campos magnéticos do Sol estendem seus efeitos ao conjunto do Sistema Solar de forma nunca imaginada.

"Isso é muito importante porque regiões do Sol não consideradas até agora como fontes de partículas potencialmente perigosas para os astronautas e os satélites agora devem ser levadas em conta".

A Ulysses também calculou que a velocidade dos ventos solares era duas vezes maior que o estimado, de 800 km por segundo.

Fonte: Yahoo/AFP

Nenhum comentário: