• E-mail para contato:(casf.fortaleza@gmail.com)

domingo, 20 de setembro de 2009

Descoberta pode explicar origens de meteoritos e Sistema Solar

Um raro meteorito que pode ter nascido em local próximo à Terra foi encontrado por um novo observatório australiano e poderia trazer novas pistas sobre as origens de alguns meteoritos em diferentes partes da nossa galáxia. Segundo os cientistas, a descoberta deste corpo cósmico pode ajudar os especialistas a compreenderem a formação do Sistema Solar. As informações são do site New Scientist.

"Tentar interpretar o que aconteceu no início do Sistema Solar sem saber de onde surgiram os meteoritos é como tentar analisar a geologia da Grã-Bretanha a partir de rochas encontradas no próprio jardim", disse Phil Bland, do Imperial College de Londres.

A equipe de Bland deu início à pesquisa no deserto da Austrália em 2006, constituindo uma rede experimental com quatro câmeras robóticas, distribuídas por cerca de 250 mil km², com tecnologia que expõe a película fotográfica a céu claro durante a noite. Se as câmeras conseguem registrar um meteoro brilhante, ou uma bola de fogo, caindo através da atmosfera da Terra, os cientistas podem calcular sua trajetória por triangulação, determinando o destino provável do corpo cósmico para então tentar localizá-lo.

Pequeno parentesco
A primeira observação de uma bola de fogo foi realizada em 20 de julho de 2007 com o corpo cósmico batizado de "Bunburra Rockhole". Entre 2008 e 2009, grupos de busca encontraram três fragmentos deste meteorito. Basicamente as rochas espaciais são feitas de basalto, um tipo mais comum de lava solidificada na Terra.

Os cientistas acreditam que os meteoritos basálticos sejam pedaços vindos de um asteroide gigante chamado Vesta. Este asteroide é tão grande - cerca de 530 km de diâmetro - que a gravidade em seu interior fazem seus componentes materiais se estabelecerem em diferentes camadas, formando novas rochas espaciais.

Rocha derretida
Cálculos orbitais sugerem que o asteroide pai, o Vesta, orbitava o Cinturão de Asteroides entre Marte e Júpiter até que uma colisão desprendeu o "Bunburra Rockhole" há 20 milhões de anos.

Os cientistas pensam que este tipo de asteroide represente parte do material que se agrupou à composição da Terra no início de sua formação. "A questão é: quais foram as rochas que contribuíram para a construção dos planetas? O 'Bunburra Rockhole' nos deixa um pouco mais perto desse conhecimento", conclui Phil Bland.


Fonte: Terra

Nenhum comentário: