• E-mail para contato:(casf.fortaleza@gmail.com)

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Impacto lunar: Saiba tudo sobre o choque espacial de sexta-feira


Na manhã de sexta-feira o segundo estágio de um foguete Atlas-5 se chocará contra o polo sul da Lua. A força do impacto erguerá uma gigantesca coluna de detritos a mais de 6 mil metros de altitude que será perfurada por uma segunda sonda com o objetivo de estudar sua composição.

Apesar de pouco divulgado pela imprensa brasileira, a missão LCROSS ganhou bastante destaque no Apolo11, que há mais de um ano publica artigos sobre o evento, informando o máximo possível aos leitores sobre esse fascinante experimento que pretende comprovar a existência de água no fundo das crateras da Lua.

O Centauro atingirá a cratera lunar a 9 mil km/h, produzindo energia cinética equivalente a 1 tonelada de TNT. Isso criará uma nova cratera de 3 metros de profundidade por 30 metros de comprimento. A quantidade de material ejetado dará para encher dez ônibus escolares. A temperatura do ponto de impacto subirá de 90 graus negativos para 200 graus Celsius.

O ApoloChannel retransmitirá o evento a partir das 07h30 da manhã desta sexta-feira, dia 9. Um chat estará disponível para os usuários tirarem dúvidas do evento, que contará com a participação do diretor do Apolo11, Rogério Leite.


As imagens abaixo mostram na sequência, a localização da cratera Cabeus no polo Sul da Lua, em imagens captadas pelo Observatório de Tortugas, nos EUA. Em seguida, diagrama mostra a sequência de eventos após o impacto da sonda.






Para maiores detalhes visite o site da Apolo11 clicando no link abaixo:
http://www.apolo11.com/spacenews.php?posic=dat_20091008-082201.inc

Nenhum comentário: