• E-mail para contato:(casf.fortaleza@gmail.com)

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Diário do Nordeste destaca CASF no evento da ocultação por Varuna

(DIÁRIO DO NORDESTE) O Ceará volta a ser ponto de observação de cientistas. Dessa vez, o fenômeno a ser analisado será a ocultação de uma estrela pelo planetoide Varuna, que orbita além do planeta Netuno.

Para acompanhar o evento, o Estado terá dois pontos de observação, um no município de Irauçuba, no noroeste, e outro em Quixadá, no Sertão Central. A previsão é de que o evento ocorra hoje, às 20h06, com duração máxima de aproximadamente 45 segundos.

Pontos de observação

A ocultação da estrela poderá ser observada no norte e no nordeste do Brasil e no sul do continente africano. Por isso, muitos astrônomos da Europa e dos Estados Unidos estão, hoje, no Brasil e na África para registrar o fenômeno.

O Ceará recebeu o astrônomo americano Bruce Berger, do Massachusetts Institute of Technology (MIT), além de astrônomos do Observatório de Paris, do Rio de Janeiro e um integrante da Rede de Astronomia Observacional (REA), de Minas Gerais. Os estudiosos foram recebidos por integrantes do Clube de Astronomia de Fortaleza (Casf), grupo fundado no dia 23 de maio de 2007, por estudiosos e curiosos sobre Astronomia.

"O evento irá nos ajudar a aprender um pouco mais sobre como o sistema solar foi formado. O objeto que nós vamos fotografar talvez tenha uma atmosfera no seu entorno. Portanto, analisando a natureza desse objeto e o seu tamanho, nós poderemos ter uma melhor noção de como se formaram planetas exteriores, como Urano, Netuno, Júpiter e Saturno. Além disso, existe também a possibilidade de descobrirmos um satélite", salientou o astrônomo americano Bruce Berger.

Segundo o estudioso, esses são dados importantes na pesquisa sobre objetos trans-netunianos que possuem papel de destaque no estudo da formação e da evolução do sistema solar. O Varuna foi descoberto em novembro de 2000, mas informações sobre o seu tamanho e órbita ainda não são precisas.

Visão privilegiada

O coordenador da sessão de ocultações da REA, Breno Loureiro Giacchini, destacou que o nordeste é o melhor lugar do mundo para observar o fenômeno. "Mesmo o Varuna - assim como outros objetos trans-netunianos - estando localizado quase nos confins do sistema solar, aqui do nordeste, tem-se uma visão privilegiada", assegurou.

No Ceará, o evento será acompanhado com equipamentos do Casf, inclusive alguns dos telescópios mais modernos do Estado. Já o astrônomo Bruce Berger, que vai para Irauçuba, irá usar uma câmera de filmagem para registrar e estudar o eclipse da estrela pelo Varuna.

A única maneira de se determinar o tamanho, a forma e a presença de atmosfera nos objetos trans-netunianos - a partir da Terra - é por meio das ocultações estrelares. Caso o fenômeno seja bem sucedido, levando em consideração que nuvens podem impossibilitar a observação, será mais um passo para colocar o Estado como referência mundial no que diz respeito a pesquisas científicas.

Não é a primeira vez que o Ceará é ponto de observação de cientistas. No ano de 1919, o município de Sobral e a Ilha de Príncipe, na África, foram pontos de observação que comprovaram a teoria da relatividade, de Albert Einstein.

Fonte: diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=738101

Nenhum comentário: